Momento de instabilidade política e econômica no Brasil, além dos financiamentos travados, exige cautela dos produtores

Publicado em 23/03/2015 09:30
Preços internacionais dos alimentos apresentam queda no cenário internacional e momento exige cautela dos produtores rurais. Momento é de instabilidade política e econômica no Brasil e o crédito e o financiamento estão travados. Produtor tem que aproveitar os bons momentos de venda e de relação de troca nas operações de compras de insumos. Veja o comentário de Telmo Heinen.

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), voltou a criticar a presidente Dilma Rousseff pelas medidas econômicas que o governo anunciou em janeiro. Ele acusa os petistas de trair os compromissos assumidos com a população durante a campanha eleitoral, inclusive lançaram um comercial durante o mês de março relembrando discursos da presidente Dilma e comparando com as medidas adotadas pelo governo deste primeiro trimestre do ano.

Além disso, em um artigo publicado nesta segunda-feira (23), o senador assume a oposição ao pacote fiscal desenhado pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, um ex-colaborador do seu comitê eleitoral em 2014.

No entanto, Telmo Heinen, consultor de comercialização alerta que as propagandas deveriam ser mais claras, uma vez que induzem a popular a pensar que o ajuste fiscal é desnecessário, porém "se o Aécio tivesse ganhado os ajustes também seriam necessários, mas a propaganda deixa transparece que se o PSDB tivesse sido eleito os ajustes talvez não fossem necessários. Deveria explorar principalmente a questão de que ela (Dilma) usou argumentos para nos enganar", considera.

Nesse cenário, o Boletim Focus será divulgado nesta segunda feira, e pode agravar ainda mais a instabilidade política e econômica do Brasil, influindo também na votação das medidas de ajustes nos próximos dias, afirma Heinen.

 

Preço Internacional dos Alimentos.

De acordo com o índice de preços da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), seguindo uma tendência que já existia, em fevereiro houve uma queda média de 1% em relação a janeiro.

Os preços globais dos alimentos caíram ao nível mais baixo em quase cinco anos, com um declínio acentuado no setor dos cereais, carne e açúcar e uma estabilização das oleaginosas.

O índice da FAO mede a evolução mensal global dos preços de exportação de uma cesta composta por cereais, oleoginosas, laticínios, carne e açúcar. Apenas os laticínios tiveram aumento.

"Dividindo o que é produzido pelo número de habitantes, não é possível dar conta de comer o que é produzido. Há muito desperdício e isso dá sustentação aos preços", explica Heinen.

Com isso, quem está administrando negócios já consolidados tem que dar atenção aos sinais do mercado, sendo eles "excesso de oferta, e grande aumento de custos. Então a solução é colocar o pé no freio", ressalta o consultor.

Além disso, segundo ele, com a instabilidade econômica os produtores que ainda sim optarem por 'arriscar' não devem contar com financiamentos oficiais do governo.

Outra opção é a realização de relações de troca, ofertando produtos em recebimento de insumos necessários para o cultivo de novas safras.

"Tem que acompanhar o pico diário das cotações, aproveitar um momento propício para garantir o fornecimento dos insumos mínimos para a próxima safra", afirma.

Ainda, a queda significativa nos preços dos alimentos podem influenciar na economia global se levado em consideração uma redução no crescimento da China - principal comprador mundial - e diminuição nos preços do barril de petróleo.

A economia da China cresceu 7,4% no ano passado, dado divulgado pela Agência Nacional de Estatísticas na última terça-feira (20). A meta do governo era crescer 7,5%. Esta foi a menor taxa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 24 anos, o que gera preocupações em relação ao crescimento da economia global.

Neste ano a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), estima um crescimento de 7% e 6,9 % em 2016.

Para Heinen, casos esses dados se concretizem provavelmente veremos uma diminuição no volume de importações em diversos setores, colaborando com a depreciação dos preços e mudanças no câmbio.

"A solução para a China é descolar habitantes do campo para as cidades, significando o dobro no aumento do consumo", considera Heinen.

Nesses momentos de redução do consumo, e diminuição no poder de compra dos países a tendência é a diminuição nos estoque dos produtos, mas se tratando de alimentos esses problemas são transitórios.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes // Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário