Aumento de impostos pode reduzir ainda mais a atividade econômica, diminuir arrecadação e não resolver rombo no orçamento

Publicado em 15/09/2015 11:11
Aumento de impostos como medida de ajuste fiscal pode reduzir ainda mais a atividade econômica, diminuir arrecadação e não resolver rombo no orçamento

O governo federal anunciou no inicio desta semana um corte adicional de gastos no orçamento de 2016 no valor de R$ 26 bilhões e o agronegócio também participará dessa redução com um corte de 1,1 bilhões.

A redução será aplicada nos subsídios destinados a programas de garantias de preços mínimo agrícolas. Segundo o analista financeiro, Miguel Daoud, a proposta apresentada pelo governo "não faz sentido", uma vez que o aumento de impostos diminui a atividade econômica e consequentemente a arrecadação do Estado, agravando ainda mais o déficit no orçamento que já passa dos 30 bilhões.

A redução de subsídios deve afetar principalmente produtores que dependem do mercado interno, como de arroz, feijão, trigo e milho. De acordo com Daoud "os pequenos e médios são a maioria dos produtores do país, quase 80% do alimento que vai para a mesa dos brasileiros é da agricultura familiar”, ressalta.

Além disso, o governo também anunciou uma nova rodada de alta de tributos, com a proposta de retorno da CPMF que foi recebido com muito desagrado pela população. Para o analista, o governo não irá realizar cortes na maquina pública que seriam necessários neste momento, a fim de evitar a elevação dos impostos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

6 comentários

  • Lúcio Borges Pires Cristalandia - TO

    Em se tratando da presidência da República não devemos esperar muito de uma pessoa que nunca construiu nada trabalhando, e todas atividades até agora por ela exercidas têm se mostrado desastrosas.... Agora, muito me surpreende as soluções até então apresentadas pelo atual ministro da fazenda, que segundo se sabe, veio dos quadros do Bradesco, e ao que parece, não aprendeu os principais ensinamentos de Amador Aguiar, que tinha uma frase forte em seus pronunciamentos ¨ Só o trabalho pode produzir riquezas¨. Note-se que 2% ou 10% de zero, é zero. Sem produção, não há sobre o quê se cobrar tributo. O Brasil chegou até aqui por atitudes de pessoas que acreditam no trabalho e o executa sob sol e chuva.

    0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Lúcio esse atual ministro da fazenda em 2003 era secretário do Antonio Palocci... é esse ex-ministro da fazenda que saiu pela portas do fundo do ministério. Lembra do caso "Francenildo"? Agora esse mesmo Palocci está na mídia... no caso "PETROLÃO"! Não adianta são psicopatas... sempre estarão agindo de acordo com a sua índole de "LADRÃO" !!! Não adianta tirar essa bandida do poder, temos que colocar todos os ladrões na cadeia !!!

      0
    • Lúcio Borges Pires Cristalandia - TO

      Sr. Paulo Roberto. Meu caro cidadão. É muito triste a situação em que nosso País foi , por incompetência de muitos, colocado. Se o problema fosse só a presidente.... Note-se que são 39 Ministros que não desenvolvem nenhum trabalho a não ser conjectura e negociação política pra se manter no cargo. Somando-se a isto um congresso em parte comprometido, acuado e sem compromisso com a solução necessária. Enquanto isto, a classe produtora arcando com taxas e mais taxas de impostos, e o País pagando altos salários a quem não quer nada, a não ser para sí, e ainda tem direito às benesses do setor público, coisa que nós produtores, trabalhadores comuns não temos. Quanto à condenação, com foro privilegiado... é melhor esperar pra ver.

      0
  • Cassio Meirelles de Siqueira Tambaú - SP

    É um absurdo essas medidas do Governo Dilma.. em minha opinião o Governo petista deveria cortar na própria carne. Tipo: diminuir os programas sócias, os cargos de confiança, o números de ministérios, além de a classe politica diminuir também as mordomias do congresso..., enfim, fazer a parte dela...

    0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Essa senhora segue à risca a alcunha que os seus acólitos lhe deram "coração valente".

      Seu relacionamento com seus pares nunca foi de paz, não contente está causando a ira entre os empresários urbanos, na área rural, nas classes dos profissionais liberais, assalariados, banqueiros, funcionários públicos, aposentados, desempregados, os lumpemproletariados e todos os inauditos.

      Dilma tenha calma, o seu lugar está reservado na nave que vai fazer o voo inaugural para Marte.

      A sua função vai ser apaziguar os marcianos !!!

      0
  • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

    "Aumento de impostos como medida de ajuste fiscal pode reduzir ainda mais a atividade econômica, diminuir arrecadação e não resolver rombo no orçamento"... Isso é óbvio, só PTista finge não enxergar... e vai mais longe, aumenta a fuga de capitais, mais impostos financeiros, sobre capital, mais fuga do país!

    0
    • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

      Sr. Guilherme , o duro que está PTzada não aceita que o PT , levou o Brasil para o fundo do poço , e mais aqueles empresários que estavam mamando no Governo Federal através dos programas criados para atender a vadiagem . Será que estes mesmos estão felizes com os anúncios de AUMENTO DE IMPOSTOS , CPMF , e se Preparem para as Greves dos FUNCIONÁRIOS FEDERAIS COM A NOVA POLÍTICA DO GOVERNO DO PT EM RELAÇÃO AOS SALÁRIOS . SE ESTÁ RUIM IMAGINEM NOS PRÓXIMOS DIAS . SR. BOMBARDELLI QUE TAL O AUMENTO DOS IMPOSTOS . ESTÁ FELIZ .

      0
  • João Carlos remedio São José dos Campos - SP

    Medidas que fariam o Brasil tomar um novo rumo: 1- Saída imediata de DILMA ROUSSEFF, 2- Corte de gastos públicos (Ministérios, entre outros), 3- Investigação, punição e devolução do dinheiro roubado (sem blindagens), 4- Aumentar ou criar novos impostos, só após os três primeiros. ... Eu duvido que não surta efeitos positivos para todos!

    0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sem dúvida Sr. João Carlos, essas três medidas são as mais importantes.

      0
  • João Alves da Fonseca Paracatu - MG

    Já faz uns dez anos que eu venho falando (meio sozinho) que a herança maldita que o lulopetismo nos deixaria é o fato de terem botado na cabeça do povo que as pessoas que terão direitos e benefícios sem conquistá-los, como, por exemplo, melhorar de vida sem trabalhar, furtar e não ser preso, comprar e não pagar, pois, na frente,sempre haveria negociações e, depois, perdão... e por aí vai... Os políticos, ongueiros, sindicalistas e uma parte importante da imprensa embarcaram nessa..., agora a conta começa a chegar, e, como dizem os americanos, não existe almoço de graça (alguém paga), portanto, para exorcizar esta maldita herança, quem trabalha e produz terá pela frente um fardo bem pesado para carregar... e eu não sei se não vão amuar ou deitar com a carga... Saudações mineiras, uai!

    0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro João..alguém pagou...paga e vai continuar pagando....e quem paga é quem trabalha...

      0
  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

    Sr. Miguel Daoud, a pergunta: O que ela está fazendo lá ainda? Esta senhora não se emenda, o seu histórico mostra que ela sempre procurou "lutar pela democracia". Infelizmente para os brasileiros que acreditaram nessa falácia, ela está lá consolidando a "herança do seu governo de ALOPRADOS"... O seu criador disse que recebeu do governo FHC uma "herança maldita", ela está construindo: A HERANÇA "MALDILMA" !!!

    0