Maggi se posiciona contra tributações estaduais sobre exportação de grãos

Publicado em 04/07/2016 15:19
Temas como a crise do milho, a questão indígena e contratos de opções para proteção dos produtores também foraem discutidos durante coletiva

O ministro da Agricultura Blairo Maggi participou, nesta segunda-feira (4), do primeiro dia do Global Agribusiness Forum, em São Paulo, e começou seu discurso afirmando que está "limpando a pauta e trabalhando para ampliar a participação dos produtores rurais nas decisões do governo". No etanto, foi taxativo ao dizer que o governo provisório do qual faz parte não tem dinheiro para novas medidas e, por isso, vai trabalhar para que as mudanças venham por meio de decisões e atitude política. 

Maggi destacou ainda que sua meta é a de ampliar a participação do Brasil no mercado internacional agrícola dos atuais 7% para 10% em cinco anos, antes esperada para ser alcançada em dez anos. Para isso, porém, elencou os desafios do setor no curto, médio e longo prazos. 

Crise do Milho

Sobre a crise de abastecimento do milho, a qual levou o cereal a registrar preços recordes no início deste ano, o ministro afirma que as primeiras medidas do governo para a tentativa de reestabelecer o equilíbrio no mercado, incluem um pedido ao Ministério da Fazenda de reajustar o preço mínimo, estimulando um aumento de área na próxima safra de verão e, dessa forma, aumentar a oferta no primeiro semestre do próximo ano. Além disso, Maggi fala ainda sobre a manutenção da isenção da tributaçao sobre o produto importado caso seja necessária para a manutenção do equilíbrio. 

Questões Indígenas

O ministro afirmou ainda que está em discussão e segue para votação no Congresso Nacional uma emenda à Constituição que prevê a indenização do estado pelas terras que seriam demarcadas como indígenas. "Dessa forma, acredito que muitos problemas seriam resolvidos, porque os conflitos, eu acredito, se dão por conta da expropriação", diz. "Eu não entendo a briga pela terra", completa. O ministro afirma ainda que apenas 8% do território nacional está nas mãos de produtores rurais, ocupadas por lavouras, e 19% sendo utilizadas pela agropecuária. 

Tributações Estaduais

Blairo Maggi disse ainda ser completamente contra as tributações que estão sendo previstas pelos estados sobre suas exportações de grãos, especialmente soja e milho. O ministro já conversou com o governador de Goiás, Marconi Perillo, que afirmou que irá recuar da medida e que o de Mato Grosso, Pedro Taques, não deverá implementá-la. "Os estados estão apertados e querem tirar recursos do agronegócio para colocá-los na máquina pública, que é ineficiente. E se a União pensar em taxar, eu também serei contra até o último segundo porque isso vai dar prejuízo para o Brasil", completa. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes e Aleksander Horta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • EMILIANO DA SILVA BATISTA EMILIANO BATISTA NOVA IGUAÇU - RJ

    O PROEX é o principal instrumento público de apoio às exportações brasileiras de bens e serviços. O Banco do Brasil atua com exclusividade como o agente financeiro da União responsável pela sua gestão. Criado com o objetivo de conceder às exportações condições equivalente às do mercado internacional, o Programa está disponível em duas modalidades operacionais: financiamento e equalização.

    Estou a disposição para maiores informações;

    Emiliano Batista Dir. Tec. Seguros

    Tel; (21) 9981-4834, 7871-6869 ID:87*49504 (21) 3550-1880

    www.segna.com.br

    Seguros de Transportes, Equipamentos, Marítimos & Aeronáuticos Responsabilidade Civil, Garantias, Petróleo & Gás Residência, Condomínios & Consórcios

    Solicite sua cotação; http://www.segna.com.br/un014.php

    Segna - Consultoria em seguros

    Para você Nós da SEGNA estamos prontos para ajudá-lo a escolher os produtos que melhor atendem às suas necessidades na exata medida, trazendo confiança e tranquilidade para o seu dia a dia.saiba mais.. Para sua empresa A SEGNA?

    SEGNA.COM.BR

    0
  • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

    Desde quando Katia sem brio..e dos banana do Neri Gueler o do gaucho seu antecessor tinham peito e entravam e opinavam sobre estes temas...um vivia agarrado a saia de Gleisi Hofman...e a outra ao saco da presidente dilma...

    6
    • Angelo Miquelão Filho Apucarana - PR

      A agricultura é uma das rodas que fazem o Brasil andar, eu digo com certeza que também é o estepe, é a roda que salva e não deixa o país no estacionamento! Tendo isto como certo, os governos ineficientes e corruptos querem a todo custo pegar uma carona. No caso do milho, é interessante observar que os preços não vem ou dependem da vontade do agricultor, os preços são resultados de políticas erradas, de falta de incentivos e uma real manutenção de preços mínimos, porém remuneradores a quem se dispõe a plantar! Estabelecer um preço e não garantir o pagamento deste ao produtor, nada mais é que fazer chover no molhado, é uma besteira total. Claro, quem dita preço é o mercado, a oferta e procura são os senhores neste campo. Mas vale lembrar que muitas vezes nós vendemos nossos produtos abaixo do preço de custo, e nunca vi nenhum setor consumidor de milho reagir na tentativa de proteger os produtores, ficam naquela "quanto mais baixo melhor, maiores serão os nossos lucros", ou seja; pimenta no dos outros é refresco! Vejam o feijão, o trigo, o milho, todos com preços elevados. Mas basta cair um saco no mercado e as coisas mudam de rumo! Não queremos enriquecer da noite para o dia, não queremos explorar nada ou ninguém, mas também não podemos perder a oportunidade de aferir algum neste momento, afinal isso tem sido uma prática de todos os setores em todos os momentos bons e ruins da economia! Outra situação é a proteção que se dá em demasia as industrias de insumos, ou seja; as industrias de alimentos podem trazer milho do Paraguay, trigo da argentina, da Rússia e sabe-se lá de mais onde, mas nós não podemos importar insumos mais baratos, insumos estes que são ilegais aqui, mas que entram no feijão, no milho, no trigo e em tudo mais que vem de fora... Eu não sabia que com a viagem de lá para cá, que os princípios ativos dos agrotóxicos proibido aqui, ficavam para trás, que se neutralizavam depois de cruzarem as fronteiras... Legal né, bacana saber disso!

      1
    • EMILIANO DA SILVA BATISTA EMILIANO BATISTA NOVA IGUAÇU - RJ

      O PROEX é o principal instrumento público de apoio às exportações brasileiras de bens e serviços. O Banco do Brasil atua com exclusividade como o agente financeiro da União responsável pela sua gestão. Criado com o objetivo de conceder às exportações condições equivalente às do mercado internacional, o Programa está disponível em duas modalidades operacionais: financiamento e equalização.

      Estou a disposição para maiores informações;

      Emiliano Batista Dir. Tec. Seguros...

      Ver mais

      Segna - Consultoria em seguros

      Para você Nós da SEGNA estamos prontos para ajudá-lo a escolher os produtos que melhor atendem às suas necessidades na exata medida, trazendo confiança e tranquilidade para o seu dia a dia.saiba mais.. Para sua empresa A SEGNA?

      SEGNA.COM.BR

      2
  • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

    Tenho ao longo do tempo criticado a atitude do senador no trato com produtores rurais.. no entanto, temos de admitir que um ministro que não precisa do emprego, nem do poder e com RESPALDO pessoal e profissional tem peito para enfrentar e resolver os problemas da classe se QUISER!!!! e pelo visto o homi não tem fugido ao desafio e se posiciona mesmo em temas conflitantes...é deste tipo de atitude que a classe precisa...

    5
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Dalzir, é brincadeira né, o homi que você fala apoiou Lula, fez campanha para a Dilma e agora é Temer, então para ele o aspecto ideológico não tem importância, desde que tenha financiamento, de forma que tanto faz Lula, Dilma, Temer ou o capeta. Ele recebeu ordens para ajudar as megaempresas exportadoras criadas pela esquerda, para salva-las da falência. Ah se o STF fizesse valer a lei e tornasse públicos os financiamentos do BNDES. O resto é conversa mole, milho lá no porto dos EUA, com toda a queda, 30 reais, vai ver ele quer que o governo, leia-se a pobreza, subsidie o transporte até o interior de SC, ou quem sabe podemos comprar da Argentina a 55 reais posto em SC? O que você acha? De resto, qual produtor não é contra as invasões e violências indigenas? Lembra da Dra. Luana? Pois é, e contra aumento de impostos? Isso aí é pau mandado, fala o que os produtores querem ouvir e late, deita e rola para quem tiver a caneta na mão.

      7
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      To olhando aqui Dalzir, e lembrando da Sete Brasil, da OGX, vendo que a BRF foods perdeu 35% do valor nos ultimos doze meses, a JBS perdeu 42% do valor. Quem tem juizo e não quer perder dinheiro não investe nessas empresas, sequer aposta nelas, por isso é preciso usar mais uma vez o Estado para tentar recupera-las, e a situação da JBS não é pior por ela ter acertado quando apostou na desvalorização do real, tendo com isso um ganho fabuloso, maior que todas as suas operações no mundo inteiro. E quem pagou essa conta, ou quem foi o perdedor? Ou os perdedores? Os mesmos patos que Maggi, aliado de Temer, querem depenar.

      3
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Rodrigo...o sino da igreja em Balneario de Camboriu também bate dos dois lados...sobre os erros de Blairo Maggi e sobre o que não concordo com seu passado e suas posições não preciso que voce descreva pois eu sei e conheço....falo de suas opiniões e atitudes atuais como ministro...e estas ao meu ver até agora em sua maioria ACERTADAS..por isto caro Rodrigo que ideologia pura é RUÍM...pra todos...temos que ter a capacidade de reconhecer..saber..identificar o CERTO e o ERRADO..independente do ator...

      4
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Dalzir não adianta querer me passar pito, fiz uma frase sobre o comportamento passado do Blairo, por que afinal não fala dos tais acerto do Blairo, como a questão do milho no meu comentário, e cita já que você sabe tudo quais as atitudes concretas tomadas pelo ministro em relação a questão indigena. Os indios continuam matando e atacando produtores e o que o ministro fez?

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Aproveite e conteste meu segundo comentário também sobre as transnacionais promovidas com dinheiro público pelo ministro lobista, e diga em que diferem do posicionamento de Kátia Abreu, já que você sabe.

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Rodrigo..longe de lhe dar um pito...apenas expressei minha opinião e porque...

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      He! He! (risos). Vou colocar lenha (Aristóteles) nessa fogueira: ....Não tente colocar os seus pensamentos e ideias como verdades absolutas. A verdade nem sempre é a resposta que buscamos, é por vezes, arma dolorosa que fere tanto quanto a mentira, por isso, busque apenas o conhecimento. Saber do que você precisa já pode te livrar de muita coisa ruim. E cuide dos seus atos, são eles que formam o que você está vivendo, e atraem semelhantes coisas para a sua eternidade. Somos o que fazemos repetidamente. A excelência não é um ato, mas um hábito. ... Pensamento do filósofo grego Aristóteles.

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Rensi..não preciso de nenhum combustivel...pois o que escrevo é aquilo que sei e conheço ...e quando não sei pergunto..mas escrever bobagens ditas pelos outros...é compilação pura ou falta de argumentos e conhecimentos proprios...

      1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Caro Dalzir, não discrimino seus conhecimentos & argumentos e, de antemão, acho-os valiosíssimos. Quanto as minhas compilações e/ou bobagens são o máximo que posso colaborar com o espaço do FALA PRODUTOR, mas agradeço a sua definição precisa e verdadeira. Mas, vou continuar com meus pitacos, inclusive, usando quando possível ensinamentos de mentes ditas superiores.

      0
    • Arlindo Pontremolez Varalta Ibirarema - SP

      Muito teoria e filosofia e pouca ação!!

      Concordo em grau, numero e genero com o Dalzir!!

      Nao precisamos de pensadores ,Dilma e Lula sao exemplos claros , porque a historia mostra que muito pouco fizeram pela humanidade alem de deixar escritos bonitos !!

      Filosofia e linda para discussão e mostrar que os palestrantes sao cultos disque !!!

      Mas de verdade nao conhece ninguém que a utilizou para gerar empregos e produção!!

      A maioria dos filósofos e seguidores dos mesmos hoje em dia estao nas ONGs , fazendo o que ?? NADA !!!

      Ou entao cantando musicas contra o trabalho e a empresa produtiva, vide Chico o buarque !!

      Filosofia pode ser CHIC , mais nao enche a barriga de ninguém , cultura inutil!!

      Normalmente os filósofos pouco ou nada produziram !!

      Precisamos gente inteligente honesta e com raca que agarre o touro pelos chifres e faca esse pais andar de verdade !!

      Vamos tabalhar e orar para que Deus coloque homens honestos nos posos corretos da nossa Nacao!! !!

      Deus abencoe o BRasil

      Suficiente de CTRL C y CTRL V

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Espero que você tenha absorvido todos os ensinamentos e esteja de barriga cheia. Quanto aos ensinamentos para enxergar quais são as atitudes corretas e incorretas, isso você acha que vem de onde?

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Rensi...nunca me entitulei mente superior...tenho convicções proprias...mas longe de ser superior..

      0