Cruz Alta: Caravana de Lula sob novos protestos nesta 5ª; manifestantes queimam bandeira do PT

Publicado em 22/03/2018 13:11
Confira a entrevista com Adão Fernando Portinho Carpes - Presidente do Sindicato Rural de Cruz Alta -RS
Manifestantes pró-Lula, segundo relatos, depredaram veículos e maquinários que estão no local das manifestações. Entrada principal da cidade, onde deve ocorrer o discurso do ex-presidente, está fechada.

Podcast

Conflitos marcam protestos contra Lula em Cruz Alta no início da tarde nesta 5ª feira

Download

LOGO nalogo

Os protestos contra a caravana do ex-presidente Lula no Rio Grande do Sul continuaram nesta quinta-feira (22). E hoje foi a vez do petista passar por Cruz Alta, onde novas manifestações foram registradas. Manifestações foram registradas também em São Miguel das Missões. 

 

manifestações contra lula em Cruz Alta/RSmanifestações contra lula em Cruz Alta/RSmanifestações contra lula em Cruz Alta/RSmanifestações contra lula em Cruz Alta/RSmanifestações contra lula em Cruz Alta/RSmanifestações contra lula em Cruz Alta/RS

Segundo o vice-presidente do Sindicato Rural local, Airton Carlos Becker, os produtores rurais estiveram reunidos desde a madrugada nos preparativos para esperar pela comitiva. A maior concetração aconteceu na avenida Xavantes, uma das entradas da cidade. A Brigada Militar faz a segurança no local. Há representantes de grupos pró-Lula também.

manifestações contra lula em Cruz Alta/RS

manifestações contra lula em Cruz Alta/RS

manifestações contra lula em Cruz Alta/RS

Fotos: Rádio Cruz Alta

No início da tarde desta quinta-feira, segundo relatou o presidente do Sindicato Rural de Cruz Alta, Adão Fernando Portinho Carpes, foram registrados alguns conflitos entre manifesantes pró e contra Lula. Alguns participantes dos protestos a favor do ex-presidente foram levados pela polícia após atirarem pedras nos veículos que estavam no local da manifestação. 

Detidos em Cruz Alta/RS

Foto: Rádio Cruz Alta

"Uma vergonha mandarem 3 pelotões do choque da Brigada de Santa Maria para proteger um ladrão da Pátria e mais um de nossa cidade", diz o vice-presidente da Aprosoja RS, Décio Teixeira, que participa das manifestações em Cruz Alta. "Aqui houve diversos confrontos com sem terras que provocaram. O Choque nos alvejou com bombas de efeito moral que nem tomamos conhecimento", completa. 

A seguir, veja fotos das manifestações de hoje e, no link a seguir, veja mais fotos, vídeos e informações da movimentação na região. 

>> Cruz Alta já dá início à manifestações contra caravana de Lula nesta 5ª

Cruz Alta

Manifestação contra o lula em Cruz Alta/RSManifestação contra o lula em Cruz Alta/RSManifestação contra o lula em Cruz Alta/RS

Manifestação contra o lula em Cruz Alta/RSManifestação contra o lula em Cruz Alta/RSManifestação contra o lula em Cruz Alta/RS

São Miguel das Missões

Protesto contra Lula em São Miguel das Missões/RS - Março 2018Protesto contra Lula em São Miguel das Missões/RS - Março 2018

 

Protesto contra Lula em São Miguel das Missões/RS - Março 2018Protesto contra Lula em São Miguel das Missões/RS - Março 2018

Na região de Cruz Alta/RS, os produtores rurais seguem com as manifestações contra a presença do ex-presidente Lula no Estado do Rio Grande do Sul. De acordo com relatos, no inicio desta tarde houve conflitos em que os manifestantes pró-lula chegaram a depredar veículos e maquinários.

Segundo o presidente do Sindicato Rural do município, Adão Fernando Portinho Carpes, cerca de 500 produtores rurais e comerciantes participam dos protestos contra a ida dela na cidade. “Houve uma provocação pela a parte dos manifestantes favoráveis ao petista, em que eles romperam o cordão de isolamento feito pela a brigada militar”, comenta.

Para conter esse conflito a brigada militar lançou bomba de gás lacrimogêneo, a liderança ressalta que os produtores apenas queriam fazer os protestos sem gerar conflitos. “É isso que eles querem o confronto para mostrar na mídia que eles apanharam e que o homem do campo agrediu eles”, afirma.

A caravana do Lula que estava previsto para chegar à cidade ás 12h30 (Horário de Brasília), com oito ônibus com integrantes do Movimento Sem Terra (MST) sofreu um atraso. “Eu acredito que o Lula escolheu o Rio Grande do Sul, pois ele é muito amigo do Mujica. E o Uruguai tem costume de dar asilo político aos condenados”, finaliza.  

No GaúchaZH: Sob protestos, Lula visita ruínas de São Miguel das Missões

Manifestação contra Lula em São Miguel das Missões/RS - Março 2018

Manifestação contra Lula em São Miguel das Missões/RS - Foto: GaúchaZH

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem enfrentado protestos por onde passa no Rio Grande do Sul. Nesta quinta-feira (22), no quarto dia de caravana pelo interior gaúcho, uma manifestação contrária ao petista foi armada em frente às ruínas jesuíticas, em São Miguel das Missões. Organizado por produtores rurais, um grupo estacionou tratores nas proximidades do local que será visitado por Lula nesta manhã.

Com bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul, os manifestantes pedem a prisão de Lula e rebatem aos ataques direcionadas pelo ex-presidente em seus últimos discursos.

— Nós pagamos por essas máquinas — gritam os manifestantes. 

Leia a notícia na íntegra no site GaúchaZH

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Augusto Mumbach Goiânia - GO

    O povo gaúcho é um povo lutador, não é um povo chorador. O festival de inutilidades, choradeiras e vitimismo que essa corja de inúteis, chorões e mimizentos perpetrou nesse país causou nojo nessa raça de gente trabalhadora e lutadora do Rio Grande do Sul. E, como são um povo de atitude, atitude é o que estão tomando.

    0