Ibope: Crescimento de Bolsonaro indica que eleição pode fechar no primeiro turno

Publicado em 02/10/2018 13:07
Marcos da Rosa - Vice-Presidente da Famato
Restam ainda 12% dos votos válidos para serem conquistados entre os indecisos para encerrar eleição no 1º turno

Podcast

Entrevista com Marcos da Rosa - Vice-Presidente da Famato sobre os Candidatos do Agro

Download

 

LOGO nalogo

Nesta terça-feira (02), os jornalistas João Batista Olivi e Aleksander Horta, do Notícias Agrícolas, se reuniram com o vice-presidente da Famato, Marcos da Rosa, para discutir a importância de escolher os representantes do Congresso Nacional nas Eleições de 2018.

O Notícias Agrícolas disponibilizou uma listagem de candidatos a reeleição para que os produtores conheçam suas propostas e possam se guiar para a escolha no próximo domingo. O objetivo é apresentar o conceito de produtor vota em produtor.

A seleção, contudo, não é completa, mas existe um comprometimento: são pessoas que trabalharam diretamente com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

Rosa acredita que "o recado mais importante é que estamos em uma eleição completamente diferente dos anos anteriores". "Precisamos olhar para quem vai ser eleito. Nós precisamos do voto útil. Devemos eleger pessoas que estão à frente e nos comprometer com esses candidatos para fazer a vontade do país".

Os jornalistas e o vice-presidente também debateram a pesquisa Ibope, divulgada ontem (01), que trouxe um crescimento de 4% para o candidato Jair Bolsonaro.

Acompanhe o debate completo no vídeo acima

Veja a tabela completa com a intenção de voto espontânea na última pesquisa Ibope:

Tabela completa com a intenção de voto espontânea Ibope 01/10/2018

CORREÇÃO: Ao contrário do que foi mostrado durante a entrevista , os 33% de indecisos é a soma dos percentuais referentes a "Branco e nulo"  + " Não sabem ou preferem não opinar" . Portanto, se considerarmos apenas a participação dos que "não sabem ou não souberam opinar" , houve uma redução do percentual de 20% para 19% na comparação entre as pesquisas do dia 26/09 e 01/10.

A onda Bolsonaro pode liquidar a eleição do primeiro turno (por VICENTE NUNES, do Correio Braziliense)

Analistas que estão debruçados sobre os números das pesquisas Ibope e Datafolha já admitem que, se as intenções de votos de Jair Bolsonaro continuarem subindo na velocidade dos últimos dias, ele poderá liquidar a fatura das eleições no primeiro turno. Tal probabilidade, que era remota, aumentou muito.

Os especialistas dizem que a onda Bolsonaro ganhou força, sobretudo, nas periferias das grandes cidades, que eram redutos do PT. Também caiu muito a resistência ao capitão reformado entre as mulheres, grupo no qual ele tinha enorme rejeição. Bolsonaro pode repetir a onda Lula de 2002.

Segundo Datafolha, divulgada nesta terça-feira (02/10), Bolsonaro subiu quatro pontos percentuais, para 32%. Foi o único que conseguiu avançar na pesquisa. Fernando Haddad, que vinha em arrancada, estancou em 21%, refletindo toda a rejeição ao PT.

Os analistas dizem que o discurso de direita, de resolver todos os problemas do país na força, ou na bala, como diz Bolsonaro, pegou em cheio, primeiro, as classes mais ricas e, agora, engolfou as classes menos favorecidas. Nenhum dos candidatos conseguiu se contrapôr a esse discurso.

Há ainda a percepção de que Haddad ficou colado demais em Lula. Não criou uma identidade nova, mostrando que o PT mudou. Isso deu margem para que o sentimento anti-PT, inflado muito bem pelo discurso de Bolsonaro, minasse as chances de crescimento do petista.

A perspectiva de vitória de Bolsonaro no primeiro turno já se reflete nos preços dos ativos financeiros. O dólar encerrou a terça-feira cotado a R$ 3,93 para venda, com baixa de 2,14%. Já o Ibovespa, índice que mede a lucratividade das ações mais negociadas pela Bolsa de Valores de São Paulo (B3), disparou 3,78%, para os 81.594 pontos.

Na visão dos operadores do mercado, depois do Datafolha, confirmando a disparada de Bolsonaro e abrindo a possibilidade de ele ganhar no primeiro turno, a quarta-feira (03/10) será de euforia. Não será surpresa se o dólar cair abaixo de R$ 3,90% a o Ibovespa superar os 82 mil pontos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e João Batista Olivi
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário