Entrevista sobre alta do dólar vira debate com economista anti-Bolsonaro

Publicado em 28/03/2019 12:21 e atualizado em 28/03/2019 16:13
5534 exibições
João Batista Olivi, do Noticias Agrícolas, entrevistou Eduardo Moreira (economista de 43 anos, oriundo do mercado financeiro (ex-sócio do Banco Pactual), sobre a turbulência do cambio e da Bolsa. O que era para ser a obtenção de informações e posicionamento sobre os rumos da economia brasileira, a conversa acabou num debate sobre o comportamento e relações com o Congresso por parte do Governo Bolsonaro. Acompanhe no vídeo abaixo...
Eduardo Moreira - Economista

Podcast

Entrevista sobre alta do dólar vira debate com economista anti-Bolsonaro

Download

 

LOGO nalogo

Eduardo Moreira, economista oriundo do mercado financeiro, conversou com o jornalista João Batista Olivi a respeito da alta do dólar, o que também gerou um debate em relação aos rumos do governo de Jair Bolsonaro.

Moreira destacou que "não foi surpresa" ver o dólar subindo em um momento no qual o Brasil vive um cenário de incerteza, com um Governo frágil e uma base governista que não está alinhada com este.

Há um outro componente de incerteza que é a China, já que o afastamento das negociações com esse país, na visão do economista, poderia comprometer as exportações de soja brasileira.

Moreira visualiza que já há uma fuga de investidores no Brasil. Ele, que se posiciona contra o governo de Bolsonaro, avalia que os três primeiros meses de governo não apresentaram nenhum tipo de projeto e que falta uma articulação do presidente com o Congresso Nacional.

O economista também acredita que a reforma da previdência como vem sendo apresentada é prejudicial para grande parte da base da população brasileira.

Ele aponta, ainda, que os produtores rurais são prejudicados não pelo Governo, mas pelo capital financeiro, que quer ganhar em cima de juros.

Fonte: Notícias Agrícolas

10 comentários

  • Lindalvo José Teixeira Marialva - PR

    "Governo frágil e uma base governista que não está alinhada com este", diz o economista anti-bolsonaro... Pergunto: Base governista alinhada é aquela que troca cargos com votos, troca nomeações com voto, nomeia juízes em tribunais, parentes e amigos em estatais e depois roubam, até o osso, isto que é base alinhada para esse economista???... "Há um outro componente de incerteza que é a China, já que o afastamento das negociações com esse país", diz ele em seguida ---. Um absurdo, pois o Brasil não se afastou da china, tudo que vem da china está acabando com a nossa industria, voce compra uma escova de dente da china por 0,60 centavos, quem aguenta produzir nesse pais com tantos encargos..., na china não tem nada, o povo vive em condições precárias e em regime totalitário, salário péssimo. O Bolsonaro tem agenda de visita para china daqui a 90 dias..., não concordo, querem jogar contra o Brasil para prejudicar o novo governo.

    13
    • EUCLIDES DE OLIVEIRA PINTO NETODUQUE DE CAXIAS - RJ

      Só para informar a você, o salário mínimo na China é superior ao do Brasil... confira nos relatórios da ONU...

      17
    • PAULO ROBERTO RENSIBANDEIRANTES - PR

      Só acredito vendo!!! ... ... Quero provas !!! .... Cadê o holerit do Xin Gui Ling ???

      6
  • Yamk Costa -

    Como deve estar sendo doído no bolso destes esquerdopatas ter sua teta cortada.
    Desde 1982, quando saiu João Batista Figueiredo o Brasil de incerteza sobre incertezas - que ao final se tornaram a certeza de que nosso final seria trágico, para não dizer cubano, venezuelano, colombiano, tirano.
    Foram décadas de escárnio e assalto à mão branca, colarinho branco, toga preta, dias e noites escuras, filas de hospitais barrotadas, escolas imundas, faculdades aporcalhadas, libertinagem solta e tentando se disfarçar de arte, imoralidades de toda natureza.
    Este "garoto" deve ser fruto destas faculdades ideológicas que se formaram nos últimos 20 anos de (des)governo implantado em nosso país e, ao longo destes anos nunca houve uma estabilidade ou queda duradoura do dólar.
    Ou seja, não foram os quase 03 meses de governo Bolsonaro que criaram incertezas nos brasileiros e nos investidores, mas gente da espécie deste "garoto".
    Ele não tinha argumentação para responder à pergunta do repórter e, em lugar disto, preferiu destilar seu veneno ideológico, pois para esta espécie, quanto pior, melhor...

    Yzelman Afonso

    20
    • CARLO MELONISAO PAULO - SP

      Os partidos esquerdistas desses ultimos 30 anos criaram uma GERAÇAO de pessoas que se acham no direito de RECLAMAR POR TUDO sem TER QUE TRABALHAR POR NADA---

      9
    • ELÓI PETRY BATISTACERRO LARGO - RS

      Você tem toda razão Carlos. Nossos agricultores e caminhoneiros só reclamam, parecem servidores públicos. É hora de sacrifício. Temos que enfrentar o demônio do comunismo. E, nossos agricultores têm que ser solidários com o agricultor americano. Temos que fazer esse pequeno sacrifício para podermos contar com a amizade americana. O Presidente, o Chanceler e o gênio Olavo de Carvalho estão certos.

      24
  • Jose Carlos Seixas São Felix do Xingu - PA

    João Batista vc perdeu seu tempo. Essa cara é professor???, eu não permitiria que um filho meu estudasse na escola em que esse cidadão leciona.
    Opinião ridícula, ele se contradiz o tempo todo. Essa entrevista somente serviu pra enxergar mais claramente porque o Brasil ocupa os últimos lugares no mundo, quando se avalia o ensino.
    "Ensino" porque educação se aprende em casa. Com país decentes.

    12
  • Marco Antonio Canello Bragança Paulista - SP

    Esse sr. pode até ser formado em economia e ser professor, isso infelizmente no Brasil já não significa nada em muitos casos no Brasil, jamais poderia estar desinformado as pessoas através da mídia como fez. Não fez análise econômica na entrevista e sim ativismo político.

    11
    • LUIZ EDMUNDO DE OLIVEIRA MORAESMOGI DAS CRUZES - SP

      Mais um que acusa o governo de não "articular".....

      6
  • Dalton luiz costa boa esperança - MG

    Falou a verdade, completamente correto seu comentário!

    27
    • MARCELO CASTILHO -

      Este será o túmulo do Brasil, quando um professor, bancário, que entende a cabeça de investidores fala algumas verdades, fala de números, pergunta qual é o programa, qual é o objetivo. Perguntas que cada um de vocês deveriam estar fazendo. Fico triste de ver que o hoje o inimigo é o professor, os três poderes, a mídia e todos que pensam. Vocês invocam e reivindicam uma ditadura. A última durou 20 anos e criou a maior inflação e dívida externa da história deste país. As pessoas ignoram números, acham que a verdade está em seus whatsapps, mandando e reenviando informações falsas. Mas devo dizer obrigado João Olivi por ter compartilhado isto. Mostra que o Noticias agrícolas ainda é imparcial de certa forma. Candidato eleito não precisa de campanha ou defensor, precisa de trabalho.

      39
  • EBS FERTILIZANTES Itanhanga - MT

    O que importa é dar 900 pila e não 600 pra aposentados, mesmo que isso custe 1 trilhão a cada década e quebre o país?? .... não é diminuir juros e fazer os 600 comprar mais do que 900 com o poder de compra? Sério que esse cara é economista?... Não é surpresa para uns quando o dólar sobe, não é surpresa quando assassinos moram no condomínio onde morava o presidente da república, não é surpresa quando a Bovespa baixa dos 100 mil pontos que conquistara... sabe por que? Porque essas pessoas torcem mais para suas opiniões políticas do que pelo bem do país! torcem para o governo tropeçar e cair. E quando o dólar cai, é surpresa? e quando a bolsa atinge pontos jamais conquistados pelos governos anteriores, é surpresa? e quando são cortados 4 mil cargos comissionados que sempre ´mamavam´a nossas custas, é surpresa? quando o país é governado por líderes que são escolhidos por competência e não por dívidas políticas, é surpresa?... Então ai esta a questão: O bom de ser lúcido é que estás livres para tirar Bolsonaro caso o mesmo não seja bom o bastante, enquanto a esquerda querem 'endeusar' um eterno ladrão e fazê-lo o ditador brasileiro.... O perígo é dar voz a medíocres enquanto sábios se mantiverem calados.

    24
    • ANDERSON GONçALVES DE SOUZA -

      Negociar toma-lá-da-cá??? Essa é a proposta deste Economista??? E acreditar que pode apoiar que essa reforma não caminhe? Meu Deus... que faculdade você fez camarada..??? Mas é lógico que a velha política é corrupta.

      23
  • Aloísio Brito Unaí - MG

    No meu ver, esse sujeito não tem noção nenhuma de atividades fins do setor público e responsabilidade social. Esses economistas, estilo Harvard, entendem de como fazer dinheiro virar mais dinheiro. Então conheço um pouco a mentalidade desses sujeitos, acham que tudo é foco na renda máxima excluindo as necessidades de assistências sociais da máquina pública. Só enxergam sifras e mercado financeiro. Pergunta a ele o que ele faria se estivesse na linha de frente para negociar com o Congresso, o Senado e o STF prejudicando os resultados positivos conquistados pelo executivo? Sem capacidade nenhuma para argumentar algo a respeito de administração pública. Quer se promover e conseguir um nome na praça para ganhar mensalidade em uma nova empresa de investimentos. Conheço esses tipos há muito tempo. Palhaçada mesmo. Meu amigo, você entende de especulação financeira, cunho administrativo público e social, vai se formar em gestão pública. Tenta se eleger a deputado estadual primeiro.

    29
    • EUCLIDES DE OLIVEIRA PINTO NETODUQUE DE CAXIAS - RJ

      Quais os resultados positivos conquistados pelo executivo, até agora ? Consolidar o golpe e entregar as riquezas naturais a preço de banana para abutres multinacionais ? ?

      56
    • GILBERTO ROSSETTOBRIANORTE - MT

      Euclides, porque que o PT nesses 16 anos não utilizou as "riquezas naturais" para ajudar seu povo, dando saúde, educação e segurança? Ou utilizou tais riquezas para construir obras de infraestrutura? Porque não utilizou as riquezas para dar um profissão digna aos seus trabalhadores? Sabe porque Sr. Euclides, porque o governo do PT só se utilizou das riquezas naturais e das empresas estatais para se auto manter no poder e para enriquecer seus dirigentes e apadrinhados. Riquezas naturais na mão da esquerda só serve para acabar com um povo, o maior exemplo atual está ai: Venezuela, riquíssimo em petróleo, mas o povo passando fome.

      5
    • JOSE CARLOS SEIXASSÃO FELIX DO XINGU - PA

      Veja o noticiário um dia depois dessa entrevista. Mudou tudo. Sinal que a estratégia do governo estava certa. Temos que dar tempo ao tempo. Nada irá mudar na velocidade que desejamos. Mas vai mudar. Aguarde.

      4
    • EUCLIDES DE OLIVEIRA PINTO NETODUQUE DE CAXIAS - RJ

      Gilberto, não sei se você acompanha a politica brasileira. Dá uma olhada nos resultados dos governos do PT, até 2014, e você vai verificar que o país obteve resultados muito satisfatórios. O salário mínimo que era de 90 dolares em 2003 passou a 250 dólares em 2014; dezenas de universidades foram criadas; o nível da construção civil cresceu. Somente após o decreto do pré-sal, que criou o fundo soberano, é que os abutres USA Inc. resolveram promover o golpe, iniciado em 2013 com "manifestações populares" promovidas pela mídia escrota; a troca do ministro da Fazenda, colocando o Joaquim Levy como ministro e levando as taxas de juros para extremos, desestabilizando a economia, bem como a implantação da "Farsa Jato", com especulações mentirosas e processos fajutos, buscando promover o golpe midiático-parlamentar-judiciário, com STF com tudo, regiamente remunerados, como sempre... Mas o povão não dispõe de poder critico para avaliar os fatos de forma imparcial, culpa do baixo nível de conhecimentos, o que é uma pena, resultado da péssima educação e pior acesso às informações veiculadas, com o firme propósito de demonizar o PT, sob a pecha de corrupção, que é claro que existe e sempre existiu, mas não nos níveis proclamados através de notícias falaciosas através dos veículos de comunicação - como sempre, Globo à frente... Em virtude dessas falácias, o povo foi induzido a escolher um "presidente" como esse medíocre instalado no poder.

      19
    • LEONARDO RODRIGUESPONTA PORÃ - MS

      Pergunto a este nobre economista, certamente discípulo da MIRIAM LEITÃO: Quanto estava o EURO em agosto de 2018 e quanto está agora? Com quantos pontos trabalhou a bolsa de Sao Paulo e com quantos pontos está trabalhando agora? Qual a razão para o pagamento de ágio nas compras das concessões estatais, portos, aeroportos e por ultimo a da ferrovia NORTE SUL? Ele viu que em fevereiro deste ano, abriram quase 200.000 postos de trabalho, o melhor resultado dos últimos 5 anos. Será que o dólar subiu em relação ao real por todos estes números apresentados ou é uma tendencia mundial, especialmente pelo crédito da administração TRUMP?

      3
    • PAULO ROBERTO RENSIBANDEIRANTES - PR

      Lendo esses comentários, vejo que a alienação é o verdadeiro "pobrema" do BraZil... ... ... Avisem ao Bolsonaro para ele mandar uma equipe de MEC em Duque de Caxias-RJ. ... Ali deve ter uma "célula podre" do ensino brasileiro pois, a "visão" do comentarista de lá está calibrada erroneamente....

      4
  • Dimas Del Conte Faxinal - PR

    Veja o que faz misturar maconha com mortadela. Dá nisso aí.

    17
  • Dante Burin Palotina - PR

    Esse ai é palhaço assumido...

    18
  • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

    Que louco!. Riqueza sem lastro??!!. Dinheiro de governo é pra gerar infra-estrutura e educação, jamais pra lastrear votos e construir uma sociedade fraca, miserável e dependente. A previdência como está, já já será uma minoria de contribuintes e uma maioria de beneficiados.... Esse cara é um "ecumunista"...

    20