Agricultores de Guaíra/PR e região se unem em protesto contra demarcações de terras indígenas nesta 4ª feira

Publicado em 06/12/2017 16:07 e atualizado em 06/12/2017 19:36
2483 exibições
Avanço do processo demarcatório poderia comprometer 35% do território do município e afetar 160 produtores rurais locais, além das áreas urbanas já invadidas. Segundo o presidente do Sindicato Rural local, essas invasões estariam sendo, inclusive, contando com escoltas policiais. Nova manifestação acontece em Terra Roxa na próxima 4ª (13).
Confira a entrevista com Silvanir Rosset - Pres. Sind. Rural Guaíra - PR

LOGO nalogo

Nesta quarta-feira (06), os produtores rurais de Guaíra (PR) e dos municípios vizinhos realizam um protesto na cidade contra o avanço da demarcação de terras indígenas, processo que vem em andamento na região com a presença de grupos de estudos para identificar as áreas a serem demarcadas.

Silvanir Rosset, presidente do Sindicato Rural de Guaíra (PR), conta que o objetivo do protesto é "conscientizar a população sobre a realidade do que vem acontecendo". Segundo ele conta, o protesto, para o qual eram aguardadas 10 mil pessoas, teve a adesão da população e do comércio, além de ônibus vindos dos municípios vizinhos.

A estimativa é de que 35% do município poderá ser demarcado, incluindo área rural e área urbana. 160 produtores, não só de Guaíra, mas também de Terra Roxa (PR), seriam afetados pela medida.

No último dia 15 de novembro, as invasões voltaram a ocorrer no município. A Prefeitura de Guaíra também chegou a emitir uma nota contra as demarcações.

Rosset conta, ainda, que a Aprosoja do estado, a Federação de Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e os deputados da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) também estão solidários à questão. Desta forma, a população conseguiu se reunir com o Ministério da Justiça, mas os estudos continuaram a ser feitos nas áreas.

Clique AQUI e leia a nota de esclarecimento da Prefeitura de Guaíra sobre as demarcações

Abaixo, veja as imagens do protesto. As fotos foram enviadas por Silvanir Rosset:

Protesto contra demarcação de terras indígenas em Guaíra/PR - Dezembro 2017Protesto contra demarcação de terras indígenas em Guaíra/PR - Dezembro 2017Protesto contra demarcação de terras indígenas em Guaíra/PR - Dezembro 2017Protesto contra demarcação de terras indígenas em Guaíra/PR - Dezembro 2017Protesto contra demarcação de terras indígenas em Guaíra/PR - Dezembro 2017Protesto contra demarcação de terras indígenas em Guaíra/PR - Dezembro 2017

 

Por: Carla Mendes e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

3 comentários

  • Geovani Salvetti Ubiratã - PR

    Bolsonaro 2018... A festa de quem não trabalha vai acabar...

    2
    • ARMELINDO CORTE DOS REISENAGENHEIR BEL TRÃO - PR

      Região de Guaíra nunca foi região indígena! Este conflito é realizado pelo próprio órgão Federal, a Funai, que é financiada por Países produtores de alimento, que tem no Brasil como seu principal concorrente, e usam os indígenas como escudo para desestabilizar o nosso agro, que é a maior riqueza que temos! Sabendo que indígenas não tem direito a terra, as terras conquistadas por eles pertencem à União.

      0
  • dejair minotti jaboticabal - SP

    É triste mas o branco,hétero e apolítico estão sendo vitima de preconceito neste país,ou entra nos grupos que não enquadram nos citados ou a porta da rua ou do porto ou aeroporto é a serventia da casa,quer dizer do Brasil.

    0
    • SERGIO F. BECKERUMUARAMA - PR

      A solução é vender as terras e se tornar agiota, dá muito mais dinheiro e muito menos encheção de saco....

      0
    • DEJAIR MINOTTIJABOTICABAL - SP

      Sergio, na venda o governo leva um absurdo sobre o lucro da transação, está cada vez mais difícil pelas informações cruzadas sonegar, abra uma factore e pague impostos corretamente, eles querem os pagadores de impostos, todo ano em abril sacie a fome tributaria. Agora se não quiser correr riscos se eleja deputado e entre para elite que pode fazer o que bem entende. Veja a piada, Tiririca depois de 8 anos de enganação se aposentará com 24 mil reais mês.

      0
  • Dari Dietz Campo Grande - MS

    Por que só há demarcação de terras indígenas nas regiões próximas às fronteiras? No Pará e Mato Grosso há muito mais índios do que nas regiões fronteiriças, porém as ONGs, patrocinadas por governos e empresas estrangeiras, fazem lobby junto aos políticos e outras autoridades nacionais para que essas terras sejam demarcadas. A grande maioria dos índios de Guaíra, os invasores de terras de Mato Grosso do Sul e os de Roraima são estrangeiros, vindos do Paraguai, Bolívia e Venezuela. Abra o olho povo brasileiro, pois estamos sendo invadidos por "índios" das ONGs para diminuir o território e a capacidade produtiva do Brasil.

    3
    • PLINIO ROTILLI JUNIORCHAPADãO DO SUL - MS

      Tem que demarcar o centro de São Paulo e do Rio...

      1
    • EDMILSON JOSE ZABOTTPALOTINA - PR

      Ontem , em Guaíra um dia triste... no semblante de todos estava estampado a sensação de impotência diante de uma história de luta , trabalho, o de desbravar e transformar o oeste do Paraná numa referência na produção de alimentos e gerador de empregos... Aí vem uma determinação para que sejam tirados dos produtores seu patrimônio (terras) onde famílias foram formadas... É preciso que o Judiciário repense seu posicionamento , sente-se na mesa com os produtores , ouçam o que estes fizeram para conseguir estas terras . Ninguém é contra os povos indígenas... é preciso, sim, colocá-los em locais próprios e que eles sejam atendidos em suas necessidades, se preciso integra-los à sociedade brasileira. Para isso precisamos que o Governo Federal reestruture a Funai e demais orgãos e Ongs , pois são estes que estão abandonando os povos indígenas. Também o Brasil precisa de sua independência , não podemos aceitar que Países e ONGs externas atuem em nosso território.

      0
    • EDUARDO BONETTICAMPINAS - SP

      Lamentável Lastimável uma noticia pior que a outra Tremenda sacanagem com produtores Os sindicatos teriam que se unir mas não o fazem Produtores tbm mas n fazem Os políticos sim são unidos p fazer lobby e roubarem. Índio n produz nada não paga imposto n gera renda. Tem algo errado nisso tudo infelizmente

      0
    • EDUARDO BONETTICAMPINAS - SP

      Qdo tudo isso vai parar????

      0