Colheita do milho se aproxima em Jataí/GO com projeção de excelentes produtividades
![]()
A colheita do milho segunda safra está prestes a começar em Jataí/GO com excelentes expectativas de produtividade. De acordo com a produtora rural Lia Katzer, as chuvas de maio foram decisivas para consolidar o potencial das lavouras na reta final do ciclo, inclusive daquelas semeadas fora da janela ideal.
“A gente teve volumes muito bons de chuva em maio, o que ajudou bastante o desenvolvimento. Mesmo as áreas plantadas mais tarde devem ter excelentes produtividades”, relata. Segundo a produtora, a sanidade das lavouras está boa, apesar de alguns casos pontuais de lagarta e híbridos com menor resistência.
A colheita deve se iniciar no fim de junho, ainda com umidade elevada, e a comercialização tende a ganhar ritmo nos próximos dias, com o milho sendo negociado por cerca de R$ 47,00 a saca na região. “A venda de silo bolsa foi fraca, o que indica que muitos produtores devem entregar o milho direto para as tradings e já fechar negócio”, explica Katzer.
Apesar das margens apertadas, o bom rendimento das lavouras deve ajudar a diluir os custos. “Vai ser possível colher mais sacas por hectare, o que anima o produtor. A produtividade compensa parte dos custos e permite girar o mercado”, diz.
Katzer destaca ainda que os preparativos para a safra de soja 2025/26 já estão bem adiantados, com sementes e insumos praticamente todos negociados. Segundo ela, o bom resultado do milho deve impulsionar o planejamento para a próxima temporada.
0 comentário
Primavera do Leste/MT volta a registrar chuvas que trazem alívio para a soja
Mato Grosso do Sul chega a 100% do plantio de soja e apresenta bom desenvolvimento das lavouras
Soja segue se desenvolvendo bem no Mato Grosso do Sul e volta das chuvas traz alívio para Primavera do Leste/MT
Após 2025 de recuperação, setor da noz-pecã espera aumento de produção em 2026
Mato Grosso segue com áreas de clima complicado e Aprosoja MT espera redução de produtividade na soja
Mato Grosso segue com dificuldades para desenvolvimento da soja e espera reflexos atingindo o milho segunda safra