Chuva ajuda desenvolvimento da soja em Roraima que pode superar produção da safra passada
![]()
O clima tem favorecido o desenvolvimento da safra de soja em Roraima. Segundo o presidente da Aprosoja RR, Murilo Ferrari, as chuvas chegaram no momento certo e, mesmo com volumes um pouco acima da média nesta semana, as lavouras estão se desenvolvendo bem. A expectativa é de que a produção supere a registrada no ano passado.
“A gente conseguiu plantar numa janela muito boa e, até agora, o cenário é de uma colheita bastante promissora”, afirma Ferrari. A colheita deve começar no final de julho e se intensificar em agosto. Segundo ele, o adiantamento das chuvas também permitiu antecipar o plantio, o que contribui para uma melhor definição da produtividade.
Apesar do bom momento, os produtores enfrentam desafios com pragas e doenças típicas da região. Na soja, a mosca-branca começa a ganhar força na fase de fechamento da cultura, enquanto doenças como antracnose e mancha-alvo aparecem com mais intensidade devido à alta umidade. No milho, que também está em desenvolvimento, a pressão de lagartas é intensa. “Com o calor, o ciclo da lagarta é mais rápido. A gente precisa alternar o uso de químico e biológico para manter o controle”, explica.
Do lado do mercado, o cenário é de preços baixos. A saca da soja gira entre R$ 107,00 e R$ 110,00, o que pressiona a rentabilidade. “O mercado está andando de lado. A gente precisa garantir produtividade para fechar as contas, porque o preço não está ajudando”, destaca Ferrari. Ele lembra que a estratégia tem sido travar os custos no início do ciclo e cuidar bem da lavoura até a colheita.
0 comentário
Após outubro e novembro muito secos, soja de Primavera de Leste/MT sofre com estiagem
Momentos de muita chuva no começo da safra aumentaram pressão de doenças em Londrina/PR
Paraná fecha safra de trigo com 2,7 milhões de toneladas, dentro do esperado
Clima afeta desenvolvimento da soja em Primavera do Leste/MT e contribuí para aumento da pressão de doenças em Londrina/PR
Regiões do Paraguai tem 17 dias sem chuvas e já há perda de produtividade na soja
Palotina/PR esperava safra de soja de 75 sc/ha, mas projeção já foi reduzida para 60 sc/ha