Chuva dificulta início da safra de trigo em Cruz Alta/RS
![]()
A safra de trigo 2025 ainda está no começo no Rio Grande do Sul e já enfrenta dificuldade. Segundo Maurício De Bortoli, produtor rural em Cruz Alta, apenas 20% da área prevista foi semeada até agora, e o avanço está travado devido às chuvas intensas da última semana.
“Choveu entre 120 e 146 mm aqui no município em menos de 24 horas, o que normalmente chove em um mês inteiro. O excesso de água alagou lavouras, interrompeu o plantio e já trouxe prejuízos para áreas que haviam sido implantadas”, relata Debortoli.
Além do clima desfavorável, os custos altos e as dificuldades de acesso a crédito também devem resultar em redução de área cultivada com trigo neste ano. “Estimamos uma queda de 20% a 25% na área plantada com trigo em comparação ao ano passado”, afirma. Já a canola, cultura de oportunidade, teve aumento de área estimado em 50%.
No mercado, o cenário é de margens apertadas. “Para cobrir os custos, precisamos colher pelo menos entre 50 e 55 sacas por hectare, o que é uma produtividade média da região. Isso deixa o produtor no limite entre prejuízo e lucro muito pequeno”, diz Debortoli, citando os custos elevados com fertilizantes e defensivos.
0 comentário
Primavera do Leste/MT volta a registrar chuvas que trazem alívio para a soja
Mato Grosso do Sul chega a 100% do plantio de soja e apresenta bom desenvolvimento das lavouras
Soja segue se desenvolvendo bem no Mato Grosso do Sul e volta das chuvas traz alívio para Primavera do Leste/MT
Após 2025 de recuperação, setor da noz-pecã espera aumento de produção em 2026
Mato Grosso segue com áreas de clima complicado e Aprosoja MT espera redução de produtividade na soja
Mato Grosso segue com dificuldades para desenvolvimento da soja e espera reflexos atingindo o milho segunda safra