Lavouras de soja sofrem com seca no Paraguai e clima irregular também preocupa no Pará
![]()
Na edição desta terça-feira (3), o Realidades da Safra acompanhou a colheita e desenvolvimento da soja no Pará e no Paraguai, além do desenvolvimento dos cafezais em Simonésia/MG.
No Pará, a colheita está avançando na região Sul do estado, enquanto o plantio ainda segue no polo de Paragominas, como relatou o presidente da Aprosoja PA, Vanderlei Silva Ataídes. No Paraguai, a colheita já chega em 30% com resultados bastante distintos diante do clima irregular, como destaca o presidente da APS, Lindemar Cesca. Para os cafezais na Zona da Mata Mineira, a seca de 2025 afetou o desenvolvimento das plantas e agora a pressão de doenças também prejudicam, como contou o produtor rural Mateus Oliveira.
Nós acompanhamos também o avanço pelo Brasil da colheita da soja e do plantio do milho, as projeções de produtividade da soja no Mato Grosso, o cenário de preços do trigo e os impactos do clima para os preços de alface, banana, batata e cebola.
0 comentário
Clima irregular no Rio Grande do Sul contribuiu para o aumento da pressão de percevejos
Seca e calor na floração prejudicaram desenvolvimento dos cafezais em Varginha/MG
Levantamento encontra nematoides em 99% das áreas de soja do Mato Grosso
Clima irregular prejudicou desenvolvimento dos cafezais em Varginha/MG e elevaram pressão de percevejos na soja do Rio Grande do Sul
Colheita da soja entra no terço final no Vale do Guaporé no Mato Grosso
Últimos dias muito chuvosos prejudicam a colheita da soja no Tocantins