Em Boa Vista (RR), produtores iniciam o plantio da soja; área semeada está em 2%

Publicado em 05/05/2015 11:57
Em Boa Vista (RR), produtores iniciam o plantio da soja. Até o momento, cerca de 2% da área foi semeada. Nesta temporada, a perspectiva é de aumento de 40% na área cultivada com a oleaginosa. Produtores investem na variedade convencional Tracajá, que devido à luminosidade, apresenta 4% a mais de óleo. Produtores ainda esperam preços mais altos para negociar a saca do grão.

Na região de Boa Vista (RR), os produtores rurais já deram início ao plantio da soja da safra nova. Até o momento, as chuvas ainda estão irregulares e cerca de 2% da área foi semeada com o grão. Nesta temporada, a perspectiva é que haja um aumento de 40% na área destinada à oleaginosa.

O engenheiro agrônomo e produtor rural, Alcione Nicoletti, destaca que, na localidade, os agricultores investem na variedade convencional Tracajá. “Temos uma demanda forte por materiais não transgênicos. E também temos uma tendência de materiais precoces, especialmente entre 85 a 90 dias, que deverão permitir a produção da segunda safra. No ano passado, já fizemos a safrinha com sorgo e milheto, porém, devemos mesmo investir no boi, na produção de proteína animal, já que estamos próximos da Venezuela, importante mercado consumidor brasileiro”, destaca.

Além disso, devido à maior luminosidade, as variedades de soja produzidas na localidade apresentam uma quantidade mais elevada de óleo, ao redor de 4%. “Temos doze horas de luz, com isso, temos esse percentual maior de óleo na oleaginosa. Já a produtividade irá depender o clima, do período de plantio e o perfil do solo, que é necessário para fazer os ajustes técnicos”, conforme relata o engenheiro.

Por outro lado, Nicoletti também destaca que, devido ao clima, os produtores rurais da região enfrentam maior incidência de pragas, principalmente as lagartas. Entretanto, a ferrugem asiática, grande preocupação dos agricultores do restante do país, ainda não está na região.

“Isso porque temos a temperatura noturna entre 22º C a 24º C e precisaríamos de uma temperatura mais baixa. E também temos pouca umidade nas plantas e, isso dificulta o desenvolvimento dos fungos. As correntes de ventos também são caribenhas e não passam por outras localidades produtoras de soja. Paralelamente, a produção da nossa região não serviria de ponte verde, pois a produção do grão mais próxima fica a mais de mil quilômetros”, acredita.

Comercialização

Em relação à comercialização da produção, o engenheiro sinaliza que os produtores estão aguardando preços mais altos, ao redor de US$ 22,00 por saca, para voltar a negociar. “Nesses patamares cobriríamos os custos de produção. Mas temos prêmios interessantes na localidade. Recebemos até US$ 40,00 por tonelada de variedade convencional, o que nos dá forças para desenvolver a cultura no estado”, finaliza Nicoletti

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Renan Rotilli Boa Vista - RR

    As cultivares que estão sendo introduzidas em Roraima (BRS 8381, BRS 7980, BRS 8581, etc) prometem um ciclo menor, mantendo a produtividade e reduzindo os gastos com inseticidas e fungicidas, além de permitirem uma extensão da janela de plantio. Estamos confiantes com o trabalho que vem sendo desenvolvido pela EMBRAPA, produtores, empresas privadas e a fundação Mato Grosso.

    0
    • Jailton Lacerda Ji Paraná - RO

      Renan , você planta em boa vista ? Ou atua na Assistencia ?

      0
    • Renan Rotilli Boa Vista - RR

      Oi Jailton, sou produtor de soja aqui em Roraima, na capital.

      0
    • Marciano Maciel Paulin Newark

      Ola Renan! Sou agronomo e Vivo nos estados unidos.

      Estou querendo conhecer a regiao visando futuro investimento no plantio de graos. Ja vi varios videos e pesquisei bastante. Gostaria de visitar um produtor na area no mes de janeiro. Ha alguma possibilidade de lhe fazer uma visita?

      0