Em Grajaú (MA), colheita da soja chega a 70% e a expectativa é de uma boa produção

Publicado em 12/05/2015 10:36
Em Grajaú (MA), colheita da soja chega a 70% e a expectativa é de uma boa produção. Chuvas beneficiaram as plantações e rendimento médio deve ficar acima de 50 sacas do grão por hectare. Preços estão ao redor de R$ 60,30 a saca da oleaginosa, valor que irá deixar uma margem ajustada aos produtores. Custos de produção da próxima safra já preocupam os agricultores.

Na região de Grajaú (MA), a colheita da soja da safra 2014/15 chega a 70% da área cultivada. As chuvas apareceram ao longo do desenvolvimento da cultura e, consequentemente, a perspectiva é de uma produção nessa temporada. A produtividade média deve ficar acima de 50 sacas da oleaginosa por hectare.

O produtor rural do município, Valdomiro dos Santos, destaca que, os agricultores da localidade estão contentes com a projeção. “A região de Grajaú ainda é pequena, estamos produzindo há 6 anos e temos poucos produtores, mas a cada ano sempre aumentamos a produção”, afirma.

Em relação à sanidade das lavouras, Santos sinaliza que, os problemas são pontuais, mesmo assim, os produtores têm conseguido fazer o controle das pragas, principalmente as lagartas. “E na localidade, ainda não temos o aparecimento da ferrugem asiática”, completa o produtor.

Já os preços da saca da soja estão ao redor de R$ 60,30 em Porto Franco, referência de valores na região. “Nesse patamar, o produtor irá conseguir pagar as contas, porém, não irá sobrar muito dinheiro. E esse cenário já preocupa, uma vez que já observamos os custos para a próxima mais altos, especialmente em decorrência da valorização do dólar. Com isso, podemos ver na próxima temporada uma redução nos investimentos nas lavouras”, ressalta Santos.

Segunda safra

O produtor ainda diz que, na localidade os agricultores estão iniciando o cultivo da segunda safra, ainda muito pequeno. “Ainda é muito pouco, acho que nos próximos anos poderemos ter um aumento da safrinha. Entretanto, ainda precisamos de variedades de soja precoce, com produção entre 100 a 110 dias, para tentar fazer o milho. Enquanto isso, o feijão tem sido uma opção”, finaliza Santos. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário