Chuvas permanecem irregulares e produtores estão cautelosos no plantio da soja em Tapurah (MT)

Publicado em 05/10/2015 10:31
Chuvas permanecem irregulares e produtores estão cautelosos no plantio da soja em Tapurah (MT). Apenas em áreas de pivô, os agricultores têm conseguido evoluir com os trabalhos de campo. Cenário pode afetar a janela ideal de plantio do milho e algodão na safrinha. Até o momento, pouco mais de 40% da safra de soja foi negociada antecipadamente.

Em Tapurah (MT), os produtores rurais ainda estão cautelosos e aguardam chuvas mais consistentes para realizar o plantio da soja da safra 2015/16. Os trabalhos nos campos têm ocorrido somente em áreas que receberam mais precipitações ou nas em áreas de pivô, onde a semeadura do grão já alcança 15%.

“Ainda é cedo, mas tudo indica que teremos um atraso no plantio do grão e o maior problema é o impacto na safrinha. Também poderemos ver um atraso no cultivo do milho e do algodão na segunda safra. Já em relação aos insumos, temos uma situação normalizada nesse momento, depois do atraso”, explica o presidente do Sindicato Rural do município, Silvésio de Oliveira.

Além disso, o presidente também ressalta que os custos de produção estão mais altos nesta temporada. Contudo, por outro lado, a recente valorização da moeda norte-americana movimentou os preços da saca da soja e, até o momento, pouco mais de 40% da produção estimada para a região já foi negociada.

“Frente esse cenário, é preciso que os produtores tenham cuidado e realizem o plantio com segurança para obter uma boa produtividade. O rendimento das lavouras será decisivo na lucratividade dos agricultores”, ressalta o presidente.

Enquanto isso, os produtores já estão atentos em relação à valorização da moeda norte-americana na próxima temporada. “Temos custos mais altos, especialmente em dólar, será uma safra com lucros apertados”, finaliza Oliveira. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário