Com ataque de lesma, alguns produtores terão que replantar a soja em Honório Serpa (PR)

Publicado em 04/12/2015 09:26
Com ataque de lesma, alguns produtores terão que replantar a soja em Honório Serpa (PR). Produtores utilizam iscas para tentar controlar a praga. Aparecimento está relacionado ao clima úmido. Chuvas ultrapassaram os 300 mm em novembro e muitas plantas estão abortando vagens. Falta de luminosidade também compromete desenvolvimento das lavouras. Cenário deve impactar produtividade das plantações.

Na região de Honório Serpa (PR), algumas lavouras de soja deverão ser replantadas devido ao ataque intenso de lesmas.  Além das perdas, os produtores estão preocupados com o controle, já que essa é a primeira vez que enfrentam o problema. No município, não há registro do aparecimento de lesmas nas plantações da oleaginosa.

O engenheiro agrônomo da localidade, Renan Haach, explica que o surgimento da praga pode ser relacionado ao clima mais úmido. “Tivemos um mês de novembro bastante chuvoso, acima de 300 mm acumulado, com poucos dias de sol e temperaturas amenas, o que favorece o aparecimento das lesmas. E as áreas mais afetadas são as mais próximas de matas”, afirma.

Além disso, a palhada nas lavouras também contribui para a praga fique abrigada, conforme destaca o engenheiro agrônomo. “O produtor deve ficar atento em suas lavouras, acompanhar e entrar nas plantações no momento certo. Nesse instante, estamos usando iscas à base do princípio ativo metaldeído para controlar as lesmas e a aplicação é feita a lanço”, orienta Haach.

Paralelamente, o excesso de umidade tem ocasionado outra preocupação aos agricultores a região. Isso porque, em muitas áreas cultivadas em setembro, a soja está em fase reprodutiva e já apresenta abortamento de vagens. Cenário que deve impactar no rendimento final das lavouras.

“Com certeza, a situação irá refletir no rendimento das plantações. Em média, conseguimos colher em torno de 55 sacas de soja por hectare. Sem contar que, o clima está propício ao aparecimento das doenças, principalmente a ferrugem asiática e impede a realização dos tratamentos culturais nas lavouras. Temos alguns boatos na região, porém, ainda não conseguimos detectar a doença. Com isso, é indispensável que os produtores monitorem as áreas”, alerta o engenheiro agrônomo.

Confira abaixo fotos enviadas pelo engenheiro agrônomo:

Imagem do dia - Ataque de lesmas na lavoura da soja em Honório Serpa (PR). Enviado pelo Engenheiro Agrônomo Renan Haach

Imagem do dia - Ataque de lesmas na lavoura da soja em Honório Serpa (PR). Enviado pelo Engenheiro Agrônomo Renan Haach

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • evaristo bortoletto Rebouças - PR

    Ataque de lesmas -- Há mais de 10 anos que sofremos com essa praga, que traz muito prejuízo financeiro, pois a isca é cara (além do stress que o produtor passa, pois, mesmo aplicando a isca, é um trabalho diário de acompanhamento da lavoura)!! Há quem diga que isso é uma espécie de guerra biológica, pois em áreas distantes de estradas, onde nunca houve ataque, de uma hora pra outro aparece a praga..., é como se alguém levasse a praga pra lá!!

    0