Em Rolim de Moura (RO), clima irregular preocupa produtores rurais de soja

Publicado em 07/12/2015 08:56
Em Rolim de Moura (RO), clima irregular preocupa produtores rurais de soja e pode impactar produtividade das lavouras. Rendimento médio gira em torno de 50 a 55 scs/ha. Plantio do grão permanece atrasado e em algumas áreas o replantio já foi realizado. Agricultores devem estar atentos ao aparecimento das lagartas, principalmente a Helicoverpa.

O plantio de soja na região de Rolim de Moura (RO) está atrasado devido ao clima irregular. A falta de chuva preocupa os agricultores e pode impactar no rendimento das lavouras que em algumas áreas já precisou ser realizado o replantio.

Nesta safra, a expectativa é de colher em média 50 a 55 sacas por hectare, pois apesar de atrasado, o plantio ainda se encontra dentro da janela ideal. "Como é uma região muito chuvosa no momento da colheita, os agricultores acabam retardando o plantio para ter uma certeza melhor no final", explica engenheiro agrônomo Jeferson Tauchert.

Ainda assim, a falta de chuva compromete o crescimento vegetativo das plantas e pode resultar em uma queda no rendimento das plantações. Em contrapartida, a baixa umidade é favorável a sanidade, pois dificulta o aparecimento, principalmente, das doenças fungicas como a ferrugem asiática.

"Eles (produtores) precisam ficar atentos ao ataque da lagarta, porque como chove menos, é mais propicio ao ataque da helicoverpa. Mas o controle está sendo feito tranquilamente", ressalta o engenheiro agrônomo.

Neste momento, os produtores seguem atentos ao desenvolvimento do clima para garantir um bom rendimento neste ano. Na região - por se tratar de pequenos e médio agricultores - as operações de comercialização só acontecem após a colheita.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário