Volta das chuvas em TO não recupera perdas nas lavouras, que já são superiores a 30% na atual safra

Publicado em 08/03/2016 12:15
Longe do potencial da safra que deveria ser entre 55 a 60 sacas por hectare, produtores de Tocantins estão preocupados com os prejuízos

As chuvas retornaram ao Estado do Tocantins nesta semana, no entanto, as precipitações não devem recuperar as perdas das lavouras de soja causada pela estiagem severa no período vegetativo das plantas.

De acordo com o produtor rural, Admir Rossato, a quebra nesta safra será superior a 30% na média do Estado, ficando longe do potencial produtivo entre 55 a 60 sacas por hectare em condições favoráveis.

Com o atraso no plantio, a colheita também começou tardia neste ano. Segundo Rossato, os trabalhos de campo atingiram 15% nesta semana, "e como ainda estamos nos inicio, a quebra tem poucos reflexos sobre os preços", explica.

Esse cenário traz também conseqüências para a safrinha. De acordo com Rossato, o atraso no plantio da soja conseqüentemente irá adiar a semeadura do milho, e com o clima adverso, alguns produtores poderão optar por não realizar a segunda safra do cereal.

Essa situação ocorre em todo o Matopiba, que já estão se organizando para pleitear junto ao Ministério da Agricultura medidas que amenize o prejuízo dos produtores.

Confira também a entrevista com o presidente da Aprosoja MA (Associação dos Produtores de Soja do Maranhão), Isaías Soldatelli:

>> Produtores no Sul do Maranhão registram perdas de até 50% nas lavouras. Média do estado deve ficar abaixo de 38 scs/ha

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário