Sinal de alerta para o milho de segunda safra em Jataí-GO. Lavouras em período reprodutivo estão sem chuvas há duas semanas

Publicado em 12/04/2016 10:35
Potencial produtivo de 120 sacas/ha no milho de segunda safra em Jataí-GO depende de chuvas volumosas nos próximos dias. O problema é que essas chuvas não estão sendo previstas nos mapas climáticos

Os produtores rurais de Jataí (GO) estão apreensivos com o desenvolvimento do milho safrinha já que a região não recebe chuvas a mais de duas semanas e as temperaturas estão elevadas.

De acordo com o produtor, Mozart Carvalho de Assis, as condições ainda não comprometem a produtividade das lavouras, mas a preocupação "é que os solos estão perdendo a capacidade de reter água, e esse é o período (reprodução) mais importante para a cultura onde a necessidade de água é intensa", ressalta.

A projeção inicial é de rendimento em 120 sacas por hectare, mas não são descartadas quedas na produtividade caso as condições climáticas não melhorem, e para os próximos 15 dias as previsões climáticas não são animadoras. De acordo com os agrometeorologista da Somar, Marco Antônio dos Santos, o avanço de um bloqueio atmosférico deve cortar as precipitações em todo o estado até o final do mês.

"Se não chover nos próximos 15 dias infelizmente nós teremos uma redução muito drástica na produção", alerta Assis. O município cultivou neste ano um total de 240 mil hectares do cereal.

Soja

No inicio do ciclo o clima ideal animou os produtores que esperavam ter uma produtividade recorde. No entanto, no decorrer da safra algumas intempéries impediram o rendimento superior, assim a região finalizou a colheita com produtividade 55 sacas por hectare, dentro da média dos demais anos.

Na safra 2015/16 foram cultivados 280 mil hectares com a soja e, mais 80% da safra foi comercializada antecipadamente com preços média de R$ 72,00 a saca.

Mobilização para o Impeachment

Cerca de cinco ônibus com produtores rurais sairão de Jataí para Brasília no próximo final de semana. O objetivo é fazer coro a impeachment da presidente Dilma Rousseff, que deve entrar em votação no domingo (17).

"É o momento de nós, como cidadão brasileiros, darmos nossa parcela de contribuição e participar desse processo que é extremamente importante para o futuro do nosso país", declara o Assis.

>> Federações mobilizam produtores para votação do impeachment em Brasília neste final de semana

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • José Aloisio Bom Jesus de Goiás - GO

    Estou no sul de Goiás, mais precisamente em Bom Jesus, e aqui na minha lavoura de milho já estou com 35 dias sem chuva nenhuma, a ultima chuva foi dia 09/03/2016...

    2