Chuvas beneficiam lavouras de soja em Boa Vista (RR) e perspectiva é de produtividade acima de 50 scs/ha
O regime de chuvas regular tem beneficiado as lavouras de soja em Boa Vista (RR). O estado que segue o cronograma norte-americano de plantio, deve alcançar produtividade acima de 50 sacas por hectare.
As previsões climáticas continuam indicando bons volumes de precipitação para a região, que ao contrário da safra passada, está animando os agricultores.
O produtor rural, Marlon Cristiano Buss, conta que poderão "aumentar a produtividade média em 20% na relação ao ano passado, devido às condições de chuvas", explica.
Nesta safra a área cultivada com a oleaginosa foi mantida em 25 mil hectares e os produtores continuam investindo na variedade Tracajá desenvolvida especialmente para a região. "Foram plantados em torno de 65% da variedade precoce 8581 da Embrapa, e 35% da tracajá", destaca Buss.
Para produzir 1 hectare de soja neste ano o produtor desembolsou de 36 a 37 sacas por hectare. Considerando "que a produtividade média ficou acima de 50 scs/ha nossa rentabilidade será de 20%", acrescenta.
Outro diferencial na safra 2015/16 foi o bem sucedido controle de pragas. A lagarta que é uma preocupação constante dos produtores, neste ano trouxe poucos danos às lavouras.
A abertura oficial da colheita do grão acontece entre os dias 2 e 3 de setembro.
0 comentário

Soja teve semana de bons negócios no Brasil com alta do dólar e dos prêmios, mas atento a Chicago

Plantio de soja do Brasil em 2025/26 deve crescer 1,2%, aponta Safras & Mercado

Estados Unidos: análise sobre os preços dos grãos no segundo semestre de 2025

Soja caminha de lado nesta manhã de 6ª feira, dia de relatório do USDA, na Bolsa de Chicago

Mercado brasileiro da soja está de olho no dólar, após tarifas de Trump ao Brasil; Chicago fecha em alta

Soja segue trabalhando com estabilidade e em campo misto na Bolsa de Chicago nesta 5ª