Manejo de resistência da ferrugem asiática, o desafio continua...

Publicado em 13/06/2017 14:48
Bloco 1 - Apresentação

Bloco 2 - Perguntas e Respostas dos internautas

Webinar com Silvania Furlan, Pesquisadora do Instituto Biológico de Campinas

O Notícias Agrícolas realizou, na tarde desta terça-feira (13), um momento técnico com a presença da pesquisadora Silvania Furlan, fitopatologista do Insituto Biológico de Campinas, que faz parte do Eagle Team, um grupo de pesquisadores que discute o manejo e o controle da ferrugem asiática.

Furlan esteve recentemente no Chile com esses pesquisadores, participando de discussões para entender o momento em que vivemos a respeito da incidência desta enfermidade.

Há mais de quatro safras, esse grupo, que possui o apoio da UPL, se reúne ao menos duas vezes por ano para discutir os resultados obtidos em suas regiões, pontuando o momento de chegada da doença, o clima, outras doenças dentro desse complexo, como o mofo branco e a mancha alvo.

O ensaio apresentado pela pesquisadora foi desenvolvido na região de Ituverava (SP), onde não houve uma experiência tão grande com a presença das ferrugens na última safra. Entretanto, houveram dois períodos de veranico enquanto o ensaio foi realizado, o que abriu caminhos para que doenças  precipitações, entretanto, que demonstra dois períodos de veranico, abrindo os caminhos para que as doenças proliferassem na região.

Este ensaio foi dividido em três etapas, nas quais foram utilizados diferentes métodos de controle. Os pesquisadores puderam identificar que as incidências mais frequentes da doença estão na soja mais tardia, refletindo o clima na entressafra.

No Webinar, ela apresenta os resultados do estudo realizado. Entre alguns resultados, esse estudo detectou que as áreas que receberam a aplicação do produto Unizeb Gold apresentaram controle da ferrugem acima dos 80% esperados. Também houve um ganho significativo de produtividade nesta área.

Acompanhe, no vídeo acima, o Webinar completo com a pesquisadora Silvania Furlan.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário