Chuvas irregulares atrasam plantio da soja na região de Sinop (MT) e já afetam janela da safrinha de milho

Antônio Galvan, presidente do Sindicato Rural de Sinop (MT), conta que o plantio da soja 2017/18 está bastante complicado. É um ano "totalmente atípico" e a grande maioria dos produtores estão parado.
O risco das lavouras que estão plantadas é grande, em função da falta de chuvas. Até o momento, cerca de 20% da área foi plantada. No ano passado, o mesmo período somava 70% de área plantada.
Na última noite, choveu cerca de 5mm a 10mm, o que não oferece umidade suficiente para as sementes que estão "plantadas no pó" germinarem. Isso poderá ocasionar o replantio em algumas áreas.
Em várias localidades do Mato Grosso a situação se repete, com exceção da região oeste que recebe chuvas suficientes para a maioria dos produtores, como conta Galvan. Em algumas regiões, como a região Sul, o plantio está totalmente paralisado.
Os produtores acreditam que entre hoje e amanhã deve ocorrer uma chuva de forma geral para o estado, de forma a dar continuidade ao plantio.
A janela ideal do milho safrinha já está comprometida. A soja deve atrasar e o Mato Grosso pode terminar o plantio até o final do mês de novembro. Esta data pode afetar na produtividade da oleaginosa.
Os preços na região giram em torno de R$50 a R$55 para a soja disponível, enquanto os negócios futuros estão parados devido ao atraso. Esses valores não são suficientes para deixar margem ao produtor rural.
Como aconselha Galvan, os produtores devem acompanhar a safra de soja para ver qual é o período no qual a safrinha de milho conseguirá ser plantada e, só então, assumir esse compromisso.
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto