Atraso no plantio da soja pode resultar em maior incidência de ferrugem na atual safra

Publicado em 24/10/2017 11:09
Morfolina é o novo princípio ativo da Basf para ser utilizado na rotação de produtos e aumentar a eficiência no controle da ferrugem

LOGO nalogo

O plantio da soja, influenciado pelas chuvas irregulares, terá uma época de plantio diferente da safra 2016/17, quando as condições climáticas permitiram que esse plantio fosse feito mais cedo. Entretanto, o atraso que está presente na safra atual pode trazer consequências para o aparecimento da ferrugem.

Elias Guidini, gerente de marketing da BASF, destaca que a ferrugem começa a aparecer nas lavouras em dezembro e que vai se desenvolvendo conforme as condições. Isso pode ocasionar em um ano mais difícil de manejo, o que irá exigir uma maior atenção dos produtores em relação às técnicas.

Dados preliminares da BASF indicam que a soja guaxa presente nos campos traz esporos de ferrugem da safra passada. Neste momento, as estratégias não podem ser deixadas de lado: o vazio sanitário tem que ser respeitado; as aplicações de fungicidas devem ser feitas em conjunto com um manejo preventivo; a adoção de multissítios com a utilização de fungicidas sítio específicos; a rotação de princípios ativos ao longo do ciclo da cultura; e, por fim, o uso de variedades resistentes.

Para esta safra, a BASF lança para a soja o Versatilis, produto do grupo das morfolinas que já era utilizado em outras culturas. Ele deve ser utilizado com a associação a outros produtos, de forma a aumentar sua eficiência pelo maior tempo possível dentro do ciclo.

A aparição da ferrugem, como lembra Guidini, não está relacionada à fase da cultura. Por isso, o ciclo do fungo deve ser observado, bem como a existência de condições ambientais favoráveis ao seu desenvolvimento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

    Bem aprendi a olhar os dois lados e não o que é mais fácil mais simples...vejamos..eu acho que vai dar menos ferrugem!!!!!! e porque com uma quantidade de soja menor do cedo a infestação em dezembro período de mais calor e umidade e onde se concentra o maior volume de soja suscetível a ferrugem será MENOR...ou seja um volume menor de soja que contamina um volume maior..quer dizer menor contaminação...por isto é que se faz vazio sanitário em agricultura e pecuária..começa ao mesmo tempo e termina ao mesmo tempo...com uma concentração menor no tempo inicial soja do cedo teremos menos contaminação..simples não...

    5
    • Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS

      Aqui na região norte do Rio Grande do Sul acredito que a pressão de ferrugem vai ser a mesma que a dos outros anos, porque no Paraguai foi plantada soja em setembro e no Paraná ja tem muita soja plantada.

      4