Preocupações com La Niña refletem na soja em Chicago nesta 2ª feira

Publicado em 04/12/2017 08:49
Confira a opinião de João Batista Olivi e Aleksander Horta - Jornalistas
Embora fenômeno ainda esteja terminando de se configurar e os problemas causados ainda não sejam tão severos, primeiras reações começam a aparecer entre os futuros da soja na CBOT nesta segunda-feira (4).

LOGO nalogo

Os jornalistas João Batista Olivi e Aleksander Horta, do Notícias Agrícolas, comentam, na manhã desta segunda-feira (4), os preços da soja na Bolsa de Chicago (CBOT), que sobem em função da evidência de um La Niña sobre a América do Sul.

Eles destacam que, embora muitos meterologistas deem este fenômeno como certo até então, ainda não há condições para categorizar sua presença, já que é necessário que haja três meses com temperaturas abaixo de 1ºC no Oceano Pacífico na Linha Equatorial. Contudo, Horta lembra que esta é uma questão técnica no momento, já que os últimos dois meses apresentaram esses resultados.

O fenômeno, que configura um ciclo que pode durar de seis a sete anos, causa a redução de chuvas no sul da América do Sul, fato que vem sendo observado na Argentina e no sul do Brasil e um aumento de chuvas mais ao Norte.

Nesta semana, uma reunião científica será realizada entre os Centros de Meterologia para que estes decidam a constatação ou não da influência do La Niña.

Olivi e Horta ainda salientam algumas alternativas para os produtores se protegerem das oscilações do mercado, como a compra de um contrato de opções, de forma que estes participem das futuras altas mesmo vendendo o produto físico, além de alternativas para o dia a dia da safra, como o aumento das reservas hídricas no solo.

Leia também:

>> Clima ajuda, mas não faz milagre: INTL FCStone revisa estimativa de soja para cima e reduz milho
>> Soja: Apesar das recentes altas, preços do Indicador Cepea são os menores desde 2011
>> Em novembro, chuvas ficaram 70% abaixo dos valores normais na região agrícola da Argentina
>> Soja: Mercado em alta forte. Clima na América do Sul preocupa compradores, por Miguel Biegai
>>  Soja tem altas de dois dígitos neste início de semana na CBOT com clima preocupando na América do Sul

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário