Chuvas na Argentina e baixa demanda pela soja nos EUA seguem pressionando cotações em Chicago

Publicado em 11/01/2018 16:39
Chuvas na Argentina, logística complicada nos EUA e China mais exigente com produto americano dão tom pessimista ao mercado da soja

LOGO nalogo

Nesta quinta-feira (11), o mercado da soja na Bolsa de Chicago (CBOT) apresentou, mais uma vez, queda nas cotações dos principais vencimentos. Para o analista de mercado Eduardo Vanin, o fato de que o La Niña não vem se apresentando tão forte e de que a Argentina tem recebido alguma chuva são algumas das principais influências para a baixa nas cotações, que vinham sustentadas pelo clima no país sul-americano.

A Bolsa de Rosario, contudo, recortou a produção de soja argentina para 52 milhões de toneladas. A Bolsa de Buenos Aires, por sua vez, reduziu a área em 0,5%. Mas Vanin aponta que estes fatores devem ser compensados pela safra brasileira, já que as primeiras colheitas no Mato Grosso já mostram produtividade elevada.

Amanhã (12) será divulgado o novo relatório de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), bem como o relatório de estoques trimestrais. Estes relatórios também fazem parte das expectativas do mercado por serem responsáveis por trazer números bastante importantes, além do resultado de um fato: o Brasil vem tomando o lugar de exportações que, tradicionalmente, eram feitas pelos Estados Unidos, em cerca de 7 milhões de toneladas.

A China não está reduzindo a demanda, mas as negociações entre o país asiático e os norte-americanos estão enfraquecidas. Há, ainda, sinais de que a qualidade da soja dos Estados Unidos não está dentro do esperado.

O analista aposta, assim, que essa disputa comercial entre os principais produtores de soja do mundo deve ser um enfoque daqui em diante.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • elcio sakai vianópolis - GO

    Se tenho uma soja que está pagando pouco, com tendencia de pagar menos ainda futuramente, e tenho uma tradição de plantar milho, então é quase certo falar que ano que vem os Estados Unidos devem reduzir a área de soja e aumentar o de milho.

    Esse mesmo pensamento aconteceu aqui no Brasil, no caso do milho..., diminuiu o plantio de milho verão e aumento o cultivo de soja.

    Se soja e milho estão ruins de preço, mal pagando seus custos de produção, plantamos a cultura que temos mais conhecimento e experiencia.

    Talvez ainda não atingimos o fundo do poço, no caso do preço da soja, mas dias melhores ainda virão.

    0