Com chuvas esparsas e de baixo volume acumulado, soja precoce já registra perdas em Lagoão (RS)

Publicado em 16/01/2018 10:03
Nesta safra, lavouras apresentam redução significativa no porte devido às adversidades climáticas. Plantações de ciclo médio ainda podem se recuperar, caso as chuvas se tornem regulares. Produtividade do ano passado não deve ser alcançada nesta temporada. Saca é cotada ao redor de R$ 60,00. Clima também afetou o rendimento das lavouras de milho verão.

Podcast

Rudinei Luis Erpen - Produtor Rural

Download

LOGO nalogo

Na região de lagoão/RS, boa parte das lavouras de soja está na fase de florescimento e as variedades precoces estão estágio de enchimento de grãos, que acaba exigindo cautela dos produtores rurais. Outra preocupação é com a baixa umidade no solo, devido à ausência de chuvas expressivas na região.  

O produtor rural do município, Rudinei Luis Erpen, afirma que tem perda de produtividade consolidada nas áreas cultivadas as variedades precoces. Diante disso, as plantas ficaram comprometidas com a redução de porte por conta das oscilações climáticas. Já as lavouras de ciclo médio podem se recuperar com as chuvas regulares. “È imprudência afirmar que não existem perdas, mas o que fica difícil é avaliar qual será o percentual da quebra. Por isso, nós precisamos aguardar o andamento do ciclo da cultura e as previsões climáticas para os próximos dias”, ressalta.

Em anos anteriores, a produtividade média das lavouras de soja na região é entre 55 e 60 sacas por hectare, visto que nas duas últimas temporadas a produtividade foi acima da média.

Outro fator que afetou o desenvolvimento das lavouras foram os fungos de solo que ocasionou a redução de stand das plantas, sendo que em alguns casos teve que ser feito o replantio. Entretanto, muitas propriedades possuem seguro agrícola o que não vai pesar no bolso dos produtores.

Confira as imagens das lavouras de soja: 

Soja

Abortamento das floras na propriedade de Rafael Gueterres  no municipio de Manoel Viana/ RS 

abortamento das flores/ manoel Viana

abortamento das floras em manoel viana

manoel viana

manoel viana

Netamatóides de galha enviada pela Junior Saderi da cidade de Manoel Viana/RS

nematóide de galha

Confira a imagem da lavoura de soja enviada por Adriel Brenner, do municipio de Victor Graeff/RS

lavoura de soja em victor graeff

Comercialização

Atualmente, a saca da soja é cotada a R$ 60,00, que não cobrem os custos de produção.  Os produtores rurais aguardam por reação nas cotações em busca de melhores preços. “Vai ser bem difícil dos agricultores arcarem com todos os custos, pois não podemos plantar para pagar a conta, temos que ganhar dinheiro”, afirma.

Milho verão

Nesta temporada, teve uma redução da área planta de milho por ser uma cultura mais ariscada do que a soja. Até o momento, os produtores já iniciaram a colheita do milho em que a média de produtividade gira em torno de 80 sacas por hectares. “Acredito que o preço vai reagir, pois a região terá pouca oferta e tem o consumo interno que busca por esse milho. Porém a produtividade nestes patamares de produtividade fica difícil de arcar com os custos”, finaliza Erpen. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio e Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário