Ferrugem asiática ainda pode comprometer rendimento da soja em Toledo (PR)

Publicado em 02/02/2018 10:21
Safra está desuniforme e lavouras já registram perdas devido ao clima irregular. Plantas também abortaram vagens com o excesso de chuvas e a falta de luminosidade. Rendimento médio ficou em 60 scs/ha na temporada passada. Preços estão próximos de R$ 61,50 a saca. No safrinha, a expectativa é de queda na área semeada e redução nos investimentos em tecnologia.

LOGO nalogo

Em Toledo/PR, o inicio da colheita das primeiras lavouras soja está previsto a partir do dia 20 de fevereiro, considerando que em anos anteriores a colheita da soja já estaria em 50%. Nesta temporada, as condições climáticas irregulares não favoreceram o desenvolvimento das oleaginosas e a safra está desuniforme.

O presidente do Sindicato Rural do município, Nelson Paludo, aponta que a safra da soja ficou comprometida desde o plantio, que teve um atraso por conta da ausência de chuvas. “Depois da semeadura, tivemos um clima seco que acabou prejudicando. No final do mês de dezembro, teve muitas chuvas e dias nublados e acabou alongando o ciclo da cultura”, afirma.  

Com isso, os produtores rurais estão preocupados com as perdas na produtividade, visto que algumas lavouras ficaram comprometidas devido às chuvas expressivas e a falta de luminosidade e tiveram queda de vagens.

“No ano passado, tivemos uma média de 60 sacas/há. Porém, nesta temporada eu acredito que vai ser menor. Os agricultores realizaram o plantio e os trabalhos de campo corretamente, mas temos uma indústria a céu aberto e corremos riscos”, ressalta.

De acordo com os dados do Consorcio Antiferrugem, foram confirmados cinco casos da ferrugem asiática na região, que pode comprometer ainda mais o rendimento das lavouras de soja. “Eu acho difícil achar cinco lavouras não tem incidência da ferrugem hoje. Os produtores estão aplicando os fungicidas para controlar a doença”, destaca.  

Comercialização

Em relação à rentabilidade, a liderança salienta que, os preços nos patamares que estão remunera os produtores. Na região, as referências para soja gira em torno de R$ 61,50 a saca. No entanto, os agricultores seguem cautelosos com as negociações antecipadas. “Os contratos antecipados que foram na região é para cobrir parte dos custos de produção”, diz.  

Safrinha de milho

Os agricultores já fizeram o planejamento para a safrinha e milho e adquiriram as compras dos insumos em outubro. Por outro lado, a janela ideal vai ficar afetada e vai reduzir a área plantada e os investimentos em tecnologias.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio e Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • nilo otavio baqueta Mamborê - PR

    Onde na reportagem que diz que há ferrugem asiática, eu li que diz que havia registro de cinco focos, só que o amigo ali disse que nem cinco ha na região, então parem com esse terrorismo da ferrugem asiática já não alcançaram a meta de vendas desse ano, façam-me o favor

    3
    • Adalberto José Munhoz Campo Mourão - PR

      Com relação ao comentário do amigo acima, minha opinião é a seguinte: desde que aplicações feitas com produtos indicados, com certeza teremos muito menos problemas; outro detalhe importante -- devemos valorizar os pesquisadores, pois essas pessoas dedicam sua vida passando informações a nós, agricultores.

      1
    • Marcelo Pereira da Silva Toledo - PR

      Com relação às areas com ferrugem posso afirmar que já se alastrou por grande parte das lavouras aqui do Oeste do Paraná. O clima agora ficou bem ideal para a doença. Aplicações estão sendo realizadas, porém com pouco resultado efetivo.

      0