Tabelamento dos fretes trava ainda mais negócios com a soja no interior do Brasil

Publicado em 04/06/2018 17:24
Camilo Motter - Granoeste Corretora de Cereais
Mercado interno é pressionado ainda pela forte queda das cotações em Chicago nesta 2ª feira, com baixas de quase 20 pontos, nova baixa do dólar e prêmios menores. Volta das tensões comerciais entre China e EUA e bom cenário climático no Corn Belt pesam no quadro internacional.

LOGO nalogo

Nesta segunda-feira (04), os preços da soja perderam quase 20 pontos no fechamento da Bolsa de Chicago (CBOT), se aproximando dos US$10/bushel.

Camilo Motter, da Granoeste Corretora de Cereais, avalia que este foi o pior momento de Chicago nos últimos 40 a 50 dias. Há uma pressão grande que vem se desenhando desde a semana passada em função das tensões comerciais entre Estados Unidos e China.

Como aponta o analista, Trump está novamente disposto a impor tarifas sobre os produtos chineses. A soja, como é um dos principais produtos da exportação norte-americana, tende a ser o primeiro produto a ser retaliado em troca.

Além disso, o clima também corre bem no meio-oeste dos Estados Unidos, trazendo um panorama mais seguro para o plantio da safra, que segue acelerado e pressionando o mercado.

Desta forma, a tendência é que os prêmios brasileiros tenham alta em função de uma maior demanda da soja brasileira, bem como a desistência de compras em solo norte-americano.

A taxa de câmbio, por sua vez, segue volátil e deve continuar assim. Motter salienta que este é um fator que entra no setor exportador como algo que, por vezes, pressiona os prêmios e os preços em Chicago.

Ele lembra ainda que o feriado de 4 de julho, historicamente, tende a trazer reversões de mercado para a CBOT. Ainda há "muito chão pela frente" e o clima pode pregar peças mais adiante.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Mario Afonso Klein Passo Fundo - RS

    Está formado o maior cartel do país. Tabelamento de preços!!!! Que tal o Procon se manifestar.

    0
  • jose renato da silva Uberlândia - MG

    Há indícios que a tabela de frete foi publicado errada? Inverteram a categoria "granel" por "produtos perigosos". Procede esse erro na publicação?

    0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Pois e' o jeito e' transportar em caminhao frigorificado que e' 50% mais barato----A tabela e' uma piada

      0