Soja: Apesar das chuvas excessivas, produtores de Ponta Porã (MS) finalizam plantio da safra 2018/19

Publicado em 05/11/2018 09:55
João Pedro Roma - Técnico Agrícola de Ponta Porã/MS
Mesmo com o clima chuvoso, agricultores conseguiram aproveitar melhor janela de cultivo na região. Em média, produtores colhem entre 55 a 60 sacas de soja por hectare em Ponta Porã (MS). Alguns contratos antecipados foram realizados nesta temporada e saca da soja disponível é negociada a R$ 70,00 na localidade.

Podcast

Entrevista com João Pedro Roma - Técnico Agrícola de Ponta Porã/MS sobre o Acompanhamento de Safra da Soja

Download
 

LOGO nalogo

Na região de Ponta Porã/MS, os produtores rurais conseguiram finalizar o plantio da safra 2018/19 da soja apesar do excesso de chuvas. Até o momento, nenhuma propriedade na localidade precisou fazer o replantio.

De acordo com o técnico agrícola, João Pedro Roma, muitos agricultores aproveitaram para adiantar o plantio nos intervalos das precipitações e plantar dentro da melhor janela. “Com o auxílio das tecnologias e equipamentos é possível fazer um cultivo rápido e ainda estamos dentro do prazo do plantio”, afirma.

Em áreas de solo argiloso, as chuvas expressivas acabaram comprometendo a germinação das sementes da oleaginosa. “As sementes de soja não conseguiam nascer e acabou afetando a questão de população por hectare, mas prejudicar na produtividade apenas no stand”, comenta.

Para esta temporada, a estimativa é que a produtividade média fique em torno de 55 a 60 sacas de soja por hectare. Com relação à entrega dos insumos, o técnico destaca que foram casos pontuais de atrasos na entrega dos fertilizantes. “Não chegou a afetar o início do plantio e nenhum produtor ficou sem cultivar por falta de insumos”, diz.

Atualmente, as referências para a soja disponível na região esão próximas de R$ 70,00 a saca. “Tem muito pouco grão disponível para negociar aqui no município, pois os agricultores estão especulando os contratos futuros”, completa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio e Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário