Produtores olham para o solo em busca de proteção contra veranico

O Notícias Agrícolas visitou a propriedade de Lucas Rigodanzo, em Chapadão do Céu (GO), na qual há uma trincheira mostrando a fertilidade da terra e os cuidados que os produtores têm tomado pensando na profundidade do solo. A trincheira mostra raízes com mais de 2 metros de profundidade, de forma que a área de soja tem uma perspectiva de produção de 90 sacas por hectare.
Rigodanzo conta que as ações na sua área são fruto do projeto da União dos Agrônomos Independentes (UAI), que foca na fertilidade do solo. A fertilidade nessa região já é acima da média, mas o objetivo é aumentar ainda mais as possibilidades.
O investimento para a área experimental foi alto em relação à média geral da propriedade, mas ele espera que esse retorno venha com a lucratividade por uma produtividade maior - e, em breve, ele deseja aplicar isso para as áreas comerciais.
Nessa área, foram feitas algumas ações como a cobertura de palhada de braquiária e doses acima da média de calcário e gesso, o que dá liberdade para que as raízes tenham um maior crescimento. Ele conta que, dentro do projeto do UAI, já foram vistas lavouras com raízes de até 4 metros de profundidade.
Na segunda quinzena de dezembro, a região passou por um veranico. Entretanto, as plantas, nessa área, tiveram condição para buscar nutrientes e água em profundidade, de forma que sofreram menos com essa situação.
E veja ainda:
>> 'Quem estruturou e aguardou... ganhou', diz produtor de Chapadão do Céu
Veja Fotos:
0 comentário
Soja/Cepea: Preços avançam com demanda externa aquecida
Soja atinge pico de dois meses na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira, de olho na demanda e no clima do Corn Belt
Soja tem boas altas em Chicago nesta 5ª feira, mesmo com USDA trazendo poucas novidades
China compra mais 264 mil t de soja dos EUA em onda de 'aquisições políticas'; BR segue mais competitivo
Soja opera com cautela e leves baixas nesta 6ª feira, à espera dos novos números do USDA
Preços da soja permanecem firmes no BR, se equilibrando entre variáveis do mercado e apesar da baixa em Chicago