Antecipar plantio é risco grave para produtividade, diz especialista em sementes

Publicado em 12/03/2019 18:02 e atualizado em 14/03/2019 10:35
3532 exibições
Estabelecer standes regulares e que garantam boa arrancada da soja passam pelo cuidado com a velocidade no plantio
Alexandre Gazolla Neto - Engenheiro Agrônomo e Doutor em sementes

Podcast

Atenção produtor, não basta ter boas chuvas para iniciar plantio. Sementes necessitam aliar umidade e temperatura para garanti

Download

LOGO nalogo

Na Expodireto Cotrijal, o Notícias Agrícolas conversou com Alexandre Gazolla Neto, engenheiro agrônomo e doutor em sementes, a respeito da antecipação do plantio que ocorreu por parte dos produtores nesta safra.

Como as chuvas chegaram mais cedo, houveram diversas áreas que tiveram seu plantio antecipado. Contudo, em várias regiões do Brasil, talvez não fosse o momento ideal para que esse plantio começasse.

Gazolla Neto destaca que outros fatores têm que estar em jogo para que a planta possa se beneficiar de uma raiz bem desenvolvida e uma parte aérea adequada para buscar nutrientes. Para que isso aconteça, as condições de temperatura e umidade têm que ser ideais para a planta.

Além disso, o produtor também tem que ficar de olho no solo - não somente na questão da temperatura e da disponibilidade, mas também no cuidado. Muitos dos problemas ocorreram em áreas compactadas e com pouca palha, embora esses fatores demandem atenção no plantio direto.

 

Tags:
Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

1 comentário

  • ANTONIO REINALDO SCHNEID Maracaju - MS

    Muito bom a alerta ("Antecipar plantio é risco grave para produtividade, diz especialista em sementes"), antecipar plantio deve ser muito bem avaliado. Muitas vezes o simples fato de uma condição climática favorável, induz o produtor a antecipar o plantio e assim colocar a atividade/negócio em risco... Muitos são os fatores a serem considerados, cultivares adequadas, histórico climático regional, percentual da área à ser colocada nessa condição, percentagem de risco no negócio, entre outros fatores, que deve ser muito bem analisados e avaliados... Parabéns pelo tema.

    0