Campeões do Cesb falam sobre os resultados obtidos nas lavouras de soja e os segredos de uma produtividade acima de 100 sacas/ha

Publicado em 31/07/2019 16:47
Produtividades Recordes na Soja - Ganhadores do Cesb 2019
Os campeões nacionais são do RS e tiveram média de 123,88 sacas por hectare

Podcast

Produtividades Recordes na Soja - Ganhadores do Cesb 2019

Download

LOGO nalogo

O Notícias Agrícolas conversou com os ganhadores da 11ª Edição do Desafio Cesb de Máxima Produtividade de Soja para entender mais sobre o tipo de manejo que foi realizado para a obtenção de resultados tão expressivos.

Participaram da conversa os irmãos Maurício e Eduardo de Bortoli, vencedores do desafio nacional, que atingiram 123,88 sacas por hectare de média de produtividade no município de Cruz Alta no Rio Grande do Sul e de Reinaldo Herbst Jr. e José Ricardo Herbst, vencedores do prêmio em Santa Catarina com produtividade média 100,95 sacas por hectare.

“A nossa propriedade vem fazendo há muitos anos plantio direto, utilizando boas práticas de manejo, entendendo que o solo é a estrutura de sustentação de sustentabilidade, investindo em sustentabilidade, rotação de culturas e correção do solo. Nós dominamos três pilares da produtividade que são muito importantes, que é utilizar uma excelente genética, trabalhar em um ambiente onde você consiga dominar essas práticas e caprichar no manejo”, explica Maurício de Bortoli.

Segundo o produtor relata, essa produtividade campeã foi obtida em uma área de 2,8 hectares destinada à participação no desafio, mas a média de produtividade em aproximadamente 93 hectares, os mais produtivos da propriedade, ficou em 107,1 sacas por hectare.

De acordo com Reinaldo Herbst Jr., atingir esse nível de produtividade só é possível com um conjunto de ações como manejo de solo correto, muito trabalho, melhoria na genética, a forma de aplicação dos defensivos agrícolas e adubação necessária.

“O importante é a informação. A informação de que tipo de solo temos, o que e como podemos fazer para aumentar a produtividade. Não podemos esquecer nunca que dependemos muito de clima também e isso é muito importante. É importante fazer uma análise da área e o que podemos fazer para dar maior produtividade”, conta Herbst Jr.

Confira a entrevista completa no vídeo.

Veja a entrevista realizada pelo Notícias Agrícolas com o vencedor do Cesb 2019 Maurício de Bortoli:

>> Produtor de Cruz Alta/RS tem produtividade de 123,88 sacas por hectare na soja, o dobro da média nacional

Veja a publicação do Cesb com o case do vencedor do desafio

>> Campeão irrigado e nacional, por CESB

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi, Aleksander Horta e Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário