Produtor de Cruz Alta/RS tem produtividade de 123,88 sacas por hectare na soja, o dobro da média nacional
Podcast
Entrevista com Maurício De Bortoli - Produtor Rural de Cruz Alta/RS sobre o Acompanhamento de Safra da Soja
Download
Segundo os dados divulgados pela Conab (Companhia Brasileira de Abastecimento), a média de produtividade brasileira nesta safra 2018/19 de soja ficou em 53,4 sacas por hectare. Porém, um produtor de Cruz Alta do Rio Grande do Sul atingiu patamar de 123,88 sacas, o que lhe rendeu o primeiro lugar na 11ª Edição do Desafio Cesb de Máxima Produtividade de Soja.
De acordo com o produtor rural Maurício de Bortoli, esse alto nível de produtividade é fruto de muito planejamento, mas confessa que não esperava obter um número tão alto assim.
“Foi um trabalho de muitos anos de estudo para gerar esse potencial tão expressivo, começamos a construir o nosso solo há oito safras. Eu esperava que a área poderia produzir acima de 100 sacas e a minha aposta como agrônomo era 110 sacas, o que já seria um número muito importante”, conta Bortoli. – de oito anos – esperava 100
As ações realizadas estão desde a preparação do solo, rotação de culturas, selecionamento das melhores sementes/cultivares e escolha da época ideal de plantio, passando pela aplicação correta dos produtos e defensivos, chegando até ao caibramento correto das máquinas que realizaram a colheita.
E se engana quem pensa que o investimento necessário para se obter tamanha produtividade inviabilizaria a replicação deste modelo. Bortoli garante que, com o planejamento correto, a mesma estratégia pode ser utilizada por outros produtores e gerar rentabilidade.
“O meu case é uma quebra de paradigma e altamente replicável. Qualquer produtor pode pegar a minha receita e transportar para a sua fazenda porque ele é factível. Para cada real que eu investi eu tive R$ 2,70 de retorno, o que é um retorno muito alto.”, finaliza.
Confira a entrevista completa com o produtor rural Maurício de Bortoli no vídeo.
1 comentário
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Claudio Augusto Petry
Quantos has de planta deu essa média????