Enquanto oferta da safra velha de soja fica cada vez mais restrita, negócios para a próxima safra seguem lentos e atrasados
Podcast
Fechamento de Mercado da Soja - Entrevista com Vlamir Brandalizze - Analista de Mercado da Brandalizze Consulting
Download
O mercado da soja desta segunda-feira (09) fechou em estabilidade para os principais contratos, em um momento de transição para o ano comercial dos Estados Unidos, que se encerrou no final de agosto. Para Vlamir Brandalizze, analista da Brandalizze Consulting, além desse fator, o mercado aguarda o próximo relatório de oferta e demanda do USDA, que será divulgado na próxima quinta-feira (12).
De acordo com o analista, há muita expectativa com esse próximo relatório principalmente porque irá demonstrar como está a demanda por soja americana. Além dos resultados finais de exportação para agosto, o novo relatório deve trazer projeções para a nova safra. Com relação a isso, Brandalizze acredita que não haverá grandes novidades, pois apesar da melhora do clima nos Estados Unidos, o atraso no plantio irá impactar na produtividade das lavouras.
No mercado brasileiro, a demanda interna deve aumentar, já que o biodiesel passará a ter 11% de biodiesel em sua composição. Esse aumento de 1% equivale ao esmagamento de cerca de 3 milhões de toneladas de soja por ano, o que deverá aumentar a procura pela oleaginosa por parte das esmagadoras.
Com relação aos negócios, para a safra velha os ritmos de exportações são bons, mas é preciso atenção. De acordo com Vlamir, há cerca de 10 milhões de toneladas disponíveis para embarcar, sendo que acima disso pode afetar na disponibilidade de produto para a demanda interna. Já para a safra nova, as vendas continuam lentas, com vendedores aguardando preços melhores. Brandalizze diz ainda que os produtores devem ficar alertas com as condições de plantio, que pode atrasar se o clima não for favorável.
Assista: Inmet alerta sobre mudanças nas condições climáticas para o início da safra de soja no Paraná
1 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira
Marcio Magarinos Outros Tio Hugo - RS
Quais seriam os motivo para os prêmios caírem?? Como a soja está se desvalorizando, se a oferta do disponível está ficando escassa?
Lamento informar marcio, mas o produtor é o unico que nao tem controle de precos ..... somos "engolidos", ora pelo mercado, ora pelo USDA, ora pela conab e etc . Triste verdade...