Aprosoja PR aconselha cautela ao produtor para o início do plantio da soja

O plantio da safra de soja 2019/20 já começou no Paraná, mas ainda avança de maneira irregular pelo estado, acompanhando as chuvas que, até o momento, são irregulares e espalhadas.
O sudoeste do estado é a região mais avançada, já que recebeu chuvas mais expressivas. Pato Branco por exemplo, já semeou mais da metade da sua área prevista. A região Oeste recebeu algumas chuvas no início desta semana e os trabalhos se iniciaram entre a quarta-feira (25) e a quinta-feira (26). Por fim, as áreas mais ao norte segue mais atrasadas e sem registro de chuvas.
Segundo o presidente da Aprosoja PR, Márcio Bonesi, o produtor precisa ser bastante assertivo na tomada de decisão e prestar atenção à umidade presente no solo para que o alto custo de produção não seja perdido. A recomendação da entidade é ter paciência e esperar que as chuvas previstas entre os dias 3 e 5 de outubro se confirmam.
Apesar destas incertezas iniciais, as previsões climáticas apontam meses de novembro e dezembro com bastante chuva no Paraná, o que deixa os produtores do estado esperançosos de retomar bons níveis do produtividade após as perdas da safra passada, que chegaram em até 45% na região oeste.
O maior prejuízo ficaria para a segunda safra de milho, que de acordo com Bonesi, pode ter uma janela mais apertada com aumento do risco de geada e diminuição da área cultivada no ano que vem.
Confira a entrevista completa com o presidente da Aprosoja PR no vídeo.
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto