HOME VÍDEOS NOTÍCIAS DADOS DA SAFRA METEOROLOGIA FOTOS

Após prejuízo inicial, soja se desenvolve bem em Goioerê/PR e produtores realizam manejos contra a Ferrugem Asiática

Publicado em 10/12/2019 10:53
1171 exibições
Município registrou a presença de esporos da doença e os trabalhos preventivos já estão acontecendo nas lavouras. Produtividade da soja deve sofrer devido as dificuldades com falta de chuvas no inicio do cultivo
Sergio Fortis - Presidente do Sindicato Rural de Goioerê/PR

Podcast

Após prejuízo inicial, soja se desenvolve bem em Goioerê/PR e produtores realizam manejos contra a Ferrugem Asiática

Download

LOGO nalogo

Com o plantio da safra de soja 2019/20 já finalizado em Goioerê no Paraná, as chuvas dos últimos dias contribuíram para o desenvolvimento das lavouras, mas os prejuízos causados pela estiagem no início do ciclo da oleaginosa já são dados como certos.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Goioerê/PR, Sergio Fortis, o potencial produtivo da safra terá queda de 10 a 20% com relação ao projetado devido às dificuldades no arranque inicial das lavouras.

Mesmo com essa preocupação sobre a produção, a perspectiva ainda é de uma safra positiva, já que as boas condições de negociações, com preços em alta, devem compensar a queda produtiva. De acordo com a liderança, 30% da produção já foi vendida para cobrir os custos da safra.

Outra preocupação que ronda os produtores de Goioerê é a Ferrugem Asiática. O sistema de coletores da Emater/PR indicou presença de esporos da doença no município, mas Fortis destaca que o planejamento para aplicação de defensivos já estava feito e que os agricultores seguem com seus manejos preventivos.

Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de Goioerê/PR no vídeo.

Leia também: Já são sete casos de esporos da ferrugem asiática em coletores no Paraná

Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário