Após início conturbado, safra de soja no MS deve ter alta produtividade, mas janela do milho será comprometida
Podcast
Após início conturbado, safra de soja no MS deve ter alta produtividade, mas janela do milho será comprometida
Download
O início da safra de soja 2019/20 foi bastante conturbado no Mato Grosso do Sul. Os produtores do estado enfrentaram a estiagem e tiveram dificuldades para semear as lavouras, o que atrasou o ciclo da cultura. Com isso, a colheita da safra ainda é bastante tímida e deve se estender até 15 de março.
Segundo o presidente da Aprosoja MS, André Figueiredo Dobashi, depois dos meses de setembro, outubro e novembro registraram poucas precipitações, o clima se normalizou em dezembro e janeiro, o que garantiu um bom desenvolvimento para as lavouras.
A expectativa do estado é registrar média de produtividade de 52 sacas por hectare e superar a barreira das 10 milhões de toneladas, impulsionado por mais de 6% de áreas novas de cultivo neste ano.
As negociações também animam os produtores, já que 50% da safra estão negociados com bons patamares de preços, de acordo com Dobashi.
Porém, o cenário é outro quando o assunto é a segunda safra de milho 2020. A janela de cultivo vai apenas até o dia 10 de março e a recomendação da Aprosoja MS é que o produtor não arrisque o cultivo do cereal fora da janela apostando no bom momento de mercado para o milho.
Dobashi aponta que a opção pode ser por um mix de plantas de cobertura para recuperar áreas de solo desgastado e contribuir para um incremento na produtividade das próximas safras.
Confira a entrevista completa com o presidente da Aprosoja MS no vídeo.
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto