Carazinho/RS colhe 50% menos de soja e previsão climática preocupa produtores
Podcast
Entrevista com Paulo Vargas - Vice-Presidente do Sindicato Rural de Carazinho/RS sobre as Realidades da Safra - SOJA
Download
Produtores de soja de Carazinho/RS enfrentam problemas nas lavouras devido a falta de chuvas que atinge todo o estado. Sem previsão de chuvas para os próximos dias, os primeiros materiais já registram quebra de 50% na produtividade.
Segundo Paulo Vargas, vice-presidente do Sindicato Rural de Carazinho, há produtores que colheram apenas entre 7 e 8 sacas de soja por hectare, destacando a situação crítica do produtor local. "As chuvas foram muito localizadas e algum produtor teve boa chuva, outros produtores não tiveram nada", afirma.
Para a quebra de produtividade não aumentar na região é preciso que chova pelo menos uma vez na semana em Carazinho/RS, com pelo menos 30 milímetros de precipitação. A situação é delicada porque os mapas meteorológicos não indicam chuvas generalizadas para todo o Rio Grande do Sul nos próximos dias.
Além disso, produtores podem enfrentar dificuldades para entregar soja já vendida anteriormente para conseguir garantir os bons preços. "Muitos produtores fizeram uma venda prévia, para garantir a venda e esse produtor agora precisa tentar entregar esse produto", destaca.
O município vê ainda um cenário negativo também para a cultura do milho. Segundo Paulo, alguns produtores ainda terminam a colheita do milho, mas a produtividade também ficará abaixo do esperado para a safra.
Veja a entrevista completa no vídeo acima
2 comentários
Níveis de rentabilidade da soja brasileira são os mais baixos dos últimos 20 anos, mas ainda positivos
Complexo Soja: Farelo perde mais de 1% em Chicago nesta 4ª feira e pressiona futuros do grão
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 4ª feira, já alinhando posições antes do final do ano
Soja tem dia de perdas intensas em Chicago, mas prêmios e dólar valorizados seguram preços no Brasil
Soja tem baixas de dois dígitos em Chicago nesta 3ª feira, com despencada do óleo e demais commodities
Sementes não certificadas avançam no Brasil e geram perdas expressivas e desafios à cadeia da soja
Elton Szweryda Santos Paulinia - SP
Seca terrivel, quebra gigantesca no querido RS, dolar nas alturas, mas a soja nao reage, os premios caem, meus amigos nao vendam nada, entao a soja vai pra 100 no porto. Hoje cotei adubo e quase caí de costa, os proximos custos de adubo, semente, e defensivos serao assustadores.
João Biermann Tapera - RS
Não querendo desmerecer ninguém que divulga números de safra, mas vão ter serviço em revisar os números para baixo, os próximos dias devem ser de altas temperaturas, terminando de aniquilar as lavouras, e se as melhores e maiores áreas não puxam pra cima a produtividade do RS o que falar de outras regiões. 10 milhões de toneladas, bem menos que as 19 previstas inicialmente.
O Andreazza era gaucho e foi ele quem criou a palavra BRASIS-----O Brasil e' tao grande que ninguem pode pensar que aquilo que acontece no nosso quintal pode valer para todos...