Marcos da Rosa fala sobre o fim do vazio no MT, que ainda não tem condições de plantio

Publicado em 15/09/2020 11:23 e atualizado em 15/09/2020 18:42 1164 exibições
Marcos da Rosa - Segundo Vice-Presidente da Famato
Vazio sanitário acabou, mas MT ainda não tem condições de plantio e situação preocupa para produtores de algodão, que precisam iniciar a semeadura da soja ainda em setembro e pode enfrentar dificuldades. Já o prazo para garantir boa janela ao milho safrinha em 2021 é maior

Podcast

Vazio sanitário acabou, mas MT ainda não tem condições de plantio e situação preocupa para produtores de algodão

Download

LOGO nalogo

O vazio sanitário se encerra nesta terça-feira (15) no Mato Grosso, e os produtores do estado já estão autorizados a iniciarem o plantio da safra de soja verão 2020/21. Apesar dessa liberação, as condições ainda não são favoráveis à semeadura.

Segundo o vice-presidente da Famato, Marcos da Rosa, o produtor precisa esperar que o solo tenha condição de umidade suficiente para a germinação das plantas e relata que existe previsões para precipitações entre os dias 22 e 27 de setembro.

No geral, a situação ainda não preocupa nem para o potencial produtivo desta safra de soja e nem para a janela de cultivo do milho safrinha, que tem que ser plantado até o dia 20 de fevereiro. Porém, os produtores que planejam uma segunda safra de algodão precisam semear a soja ainda em setembro para garantir tempo hábil às duas culturas.

Da Rosa destaca também que esta safra já vai começar bastante vendida, com 55% das 35 milhões de toneladas estimadas já comercializadas. A expectativa é que os 45% restantes possam ser negociadas em patamares de preços mais elevados, já que o restante foi contratado com médias de preços entre R$ 75,00 e R$ 100,00.

Confira a entrevista completa com o vice-presidente da Famato no vídeo.

Leia Mais:

+ Soja: Vazio sanitário termina em MT e MS nesta 3ª. Mercado apreensivo com falta de chuvas

+ Vazio sanitário no MS se encerra amanhã, mas somente 5% dos produtores devem conseguir iniciar o plantio da soja em setembro

Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário