Plantio da soja no Paraná avançou menos de 1% até agora e Deral recomenda cautela na semeadura

Publicado em 24/09/2020 10:34 e atualizado em 24/09/2020 12:01 1004 exibições
Marcelo Garrido Moreira - Economista do Deral
Condições climáticas ainda não são favoráveis na maior parte do estado e produtor deve aguardar momento correto de iniciar o plantio. Expectativa é que estado amplie a área cultivada para 5,54 milhões de hectares e atinja uma produção de 20,5 milhões de toneladas

Podcast

Plantio da soja no Paraná avançou menos de 1% até agora e Deral recomenda cautela na semeadura

Download

LOGO nalogo

O plantio da safra de soja 2020/21 já começou no Paraná, mas os trabalhos ainda avançam de maneira muito pontual e localizada. Segundo dados do Deral (Departamento de Economia Rural) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná, menos de 1% das áreas foram semeadas até o momento.

A recomendação do departamento é que o produtor aguarde condições melhores de umidade no solo, em especial após o estado enfrentar um período grande de estiagem. O economista do Deral, Marcelo Garrido Moreira, destaca que é preciso chuvas mais consistentes para o plantio e não há previsões boas para o restante desta semana.

Nesta safra 2020/21 o Deral estima que o Paraná plante 5,54 milhões de hectares de soja, um aumento de 1% com relação a safra 2019/20. Para a produção, a expectativa é de 20,5 milhões de toneladas, número levemente inferior ao ciclo passado que teve produtividade maior do que a média histórica.

Olhando para a comercialização, Garrido aponta que 35% dessa produção já foi negociada antecipadamente, um patamar bastante acima da média paranaense, que seria de 15% de vendas antecipadas neste período do ano, com os produtores aproveitando os preços altos e ao redor dos R$ 120,00 nas últimas semanas.

Confira a entrevista completa com o economista do Deral no vídeo.

Leia Mais:

+ Chuva inesperada no começo da semana permitiu largada no plantio da soja em Goioerê/PR

+ Plantio da soja começou no Paraná: produtores de Mangueirinha já semearam 7% da área

+ Cuidado com a semeadura da soja deve ser redobrado porque pode faltar semente para replantio, alerta Aprosoja PR

Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário