Plantio da soja no Paraná avançou menos de 1% até agora e Deral recomenda cautela na semeadura

Publicado em 24/09/2020 10:34 e atualizado em 24/09/2020 12:01
Marcelo Garrido Moreira - Economista do Deral
Condições climáticas ainda não são favoráveis na maior parte do estado e produtor deve aguardar momento correto de iniciar o plantio. Expectativa é que estado amplie a área cultivada para 5,54 milhões de hectares e atinja uma produção de 20,5 milhões de toneladas

Podcast

Plantio da soja no Paraná avançou menos de 1% até agora e Deral recomenda cautela na semeadura

Download

LOGO nalogo

O plantio da safra de soja 2020/21 já começou no Paraná, mas os trabalhos ainda avançam de maneira muito pontual e localizada. Segundo dados do Deral (Departamento de Economia Rural) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná, menos de 1% das áreas foram semeadas até o momento.

A recomendação do departamento é que o produtor aguarde condições melhores de umidade no solo, em especial após o estado enfrentar um período grande de estiagem. O economista do Deral, Marcelo Garrido Moreira, destaca que é preciso chuvas mais consistentes para o plantio e não há previsões boas para o restante desta semana.

Nesta safra 2020/21 o Deral estima que o Paraná plante 5,54 milhões de hectares de soja, um aumento de 1% com relação a safra 2019/20. Para a produção, a expectativa é de 20,5 milhões de toneladas, número levemente inferior ao ciclo passado que teve produtividade maior do que a média histórica.

Olhando para a comercialização, Garrido aponta que 35% dessa produção já foi negociada antecipadamente, um patamar bastante acima da média paranaense, que seria de 15% de vendas antecipadas neste período do ano, com os produtores aproveitando os preços altos e ao redor dos R$ 120,00 nas últimas semanas.

Confira a entrevista completa com o economista do Deral no vídeo.

Leia Mais:

+ Chuva inesperada no começo da semana permitiu largada no plantio da soja em Goioerê/PR

+ Plantio da soja começou no Paraná: produtores de Mangueirinha já semearam 7% da área

+ Cuidado com a semeadura da soja deve ser redobrado porque pode faltar semente para replantio, alerta Aprosoja PR

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário