Soja plantada em setembro se desenvolve bem em São João/PR, mas lavouras de outubro já perderam potencial produtivo
Podcast
Soja plantada em setembro se desenvolve bem em São João/PR, mas lavouras de outubro já perderam potencial produtivo
![]()
O desenvolvimento das lavouras de soja em São João no Paraná é diferente de acordo com a época de plantio. As áreas semeadas na segunda quinzena de dezembro tiveram germinação perfeita e estão boas, já as que foram plantadas em outubro não tiveram boa germinação, já passaram por replantio e perderam potencial produtivo.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de São João/PR, Arceny Bocalon, as lavouras que estão mais debilitadas já perderam cerca de 20% do potencial produtivo.
Enquanto isso, a comercialização da soja avança com preços na casa dos R$ 160,00 a saca para entregas em 30 de março. Na visão da liderança, esse é um bom patamar nominal, mas quando se compara a relação de troca, antigamente o que era comprado por 1 saca de soja hoje custa 3.
Para a safra de inverno, a colheita do trigo se encerrou também com duas realidades distintas. Quem conseguiu colher antes da chuva registrou boa produtividade e qualidade dos grãos, já quem teve chuva antes de finalizar as atividades enfrentou perdas e queda de qualidade.
Outro ponto de atenção na região é o encurtamento do Zoneamento Agrícola para o milho safrinha em 22 que foi reduzido de 28 de fevereiro para 31 de janeiro. Bocalon destaca que poucos produtores vão conseguir semear o milho e agora buscam devolver sementes e insumos.
Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de São João/PR no vídeo.
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto