HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Soja plantada em setembro se desenvolve bem em São João/PR, mas lavouras de outubro já perderam potencial produtivo

Publicado em 26/11/2021 14:09 e atualizado em 26/11/2021 15:07
Arceny Bocalon - Pres. Sind. Rural de São João - PR
Houve corte das chuvas que impactou diretamente na germinação das áreas semeadas em outubro. Cenários distintos também marcaram colheita do trigo e encurtamento do zoneamento agrícola para o milho safrinha também preocupa

Podcast

Soja plantada em setembro se desenvolve bem em São João/PR, mas lavouras de outubro já perderam potencial produtivo

Logotipo Notícias Agrícolas

O desenvolvimento das lavouras de soja em São João no Paraná é diferente de acordo com a época de plantio. As áreas semeadas na segunda quinzena de dezembro tiveram germinação perfeita e estão boas, já as que foram plantadas em outubro não tiveram boa germinação, já passaram por replantio e perderam potencial produtivo.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de São João/PR, Arceny Bocalon, as lavouras que estão mais debilitadas já perderam cerca de 20% do potencial produtivo.

Enquanto isso, a comercialização da soja avança com preços na casa dos R$ 160,00 a saca para entregas em 30 de março. Na visão da liderança, esse é um bom patamar nominal, mas quando se compara a relação de troca, antigamente o que era comprado por 1 saca de soja hoje custa 3.

Para a safra de inverno, a colheita do trigo se encerrou também com duas realidades distintas. Quem conseguiu colher antes da chuva registrou boa produtividade e qualidade dos grãos, já quem teve chuva antes de finalizar as atividades enfrentou perdas e queda de qualidade.

Outro ponto de atenção na região é o encurtamento do Zoneamento Agrícola para o milho safrinha em 22 que foi reduzido de 28 de fevereiro para 31 de janeiro. Bocalon destaca que poucos produtores vão conseguir semear o milho e agora buscam devolver sementes e insumos.

Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de São João/PR no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário