Maioria das lavouras de soja se desenvolvem bem em Campos de Júlio/MT, mas algumas áreas sofreram com tempo nublado de novembro
Podcast
Maioria das lavouras de soja se desenvolvem bem em Campos de Júlio/MT, mas algumas áreas sofreram com tempo nublado de novembro
![]()
O plantio da safra de soja 2021/22 demorou para engrenar em Campos de Júlio no Mato Grosso, mas depois as condições climáticas foram favoráveis e ajudaram o desenvolvimento das lavouras.
Segundo o produtor rural Tiago Daniel Comiran, de maneira geral, o município está com bom desenvolvimento das lavouras, mas algumas áreas sofreram mais com uma série de dias nublados e sem luminosidade em novembro e devem apresentar prejuízos no potencial produtivo.
A colheita das primeiras áreas deve começar já no final de dezembro, para as lavouras que vão virar segunda safra de algodão, e deixar uma janela de plantio para a safrinha de milho a partir de 10 ou 15 de janeiro, um período ideal para a semeadura.
Do lado do mercado, Comiran destaca que a safra 21/22 já está bastante travada e segura, mas para o ciclo seguinte 22/23 existe ainda mita incerteza e preocupação com relação aos custos de produção e às margens de lucratividade.
Confira a entrevista completa com o produtor rural de Campos de Júlio/MT no vídeo.
0 comentário
Níveis de rentabilidade da soja brasileira são os mais baixos dos últimos 20 anos, mas ainda positivos
Complexo Soja: Farelo perde mais de 1% em Chicago nesta 4ª feira e pressiona futuros do grão
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 4ª feira, já alinhando posições antes do final do ano
Soja tem dia de perdas intensas em Chicago, mas prêmios e dólar valorizados seguram preços no Brasil
Soja tem baixas de dois dígitos em Chicago nesta 3ª feira, com despencada do óleo e demais commodities
Sementes não certificadas avançam no Brasil e geram perdas expressivas e desafios à cadeia da soja