HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Primeiras sojas colhidas em Marechal Cândido Rondon/PR produziram apenas 8 sc/ha e perda consolidada já é de 65%

Publicado em 27/12/2021 10:26 e atualizado em 27/12/2021 11:24
Edio Luiz Chapla - Presidente do Sind. Rural de Marechal Cândido Rondon/PR
Município registra microrregiões com mais de 60 dias sem chuvas, o que também já consolidou perdas de 85% na primeira safra de milho

Logotipo Notícias Agrícolas

A safra de soja 2021/22 foi semeada dentro da melhor janela de cultivo em Marechal Cândido Rondon no Paraná e o início do desenvolvimento das lavouras foi positivo. Porém, a situação mudou com algumas microrregiões sem receber chuvas há mais de 60 dias e boa parte do município sem precipitações há 30 dias, com acumulados de apenas 10 mm.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon/PR, Edio Luiz Chapla, esse cenário já refletiu em perdas consolidadas de 65% para a safra de soja e de 85% para a primeira safra de milho, com a situação podendo se agravar caso a estiagem persista por mais tempo.

Nesta última semana do Natal, algumas lavouras pontuais com ciclo de 120 dias que foi encurtado para 90 dias já foram colhidas e os resultados demonstraram uma produtividade de apenas 8 sacas por hectare.

Como os produtores da região haviam fechado poucos negócios antecipados, a situação não deve impactar em contratos não honrados, mas vai resultar em perdas financeiras e dificuldades econômicas. 

Inclusive para a safrinha de milho de 2022 o cenário também já é preocupante. Chapla destaca que, apesar de uma janela ideal para o plantio estar assegurada, as previsões climáticas apontam chuva abaixo da média também durante este período.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon/PR no vídeo.

Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • carlo meloni sao paulo - SP

    Mas a foto nao deve ser de agora porque as vagens estao bem carregadas

    0