Primeiras sojas colhidas em Marechal Cândido Rondon/PR produziram apenas 8 sc/ha e perda consolidada já é de 65%
![]()
A safra de soja 2021/22 foi semeada dentro da melhor janela de cultivo em Marechal Cândido Rondon no Paraná e o início do desenvolvimento das lavouras foi positivo. Porém, a situação mudou com algumas microrregiões sem receber chuvas há mais de 60 dias e boa parte do município sem precipitações há 30 dias, com acumulados de apenas 10 mm.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon/PR, Edio Luiz Chapla, esse cenário já refletiu em perdas consolidadas de 65% para a safra de soja e de 85% para a primeira safra de milho, com a situação podendo se agravar caso a estiagem persista por mais tempo.
Nesta última semana do Natal, algumas lavouras pontuais com ciclo de 120 dias que foi encurtado para 90 dias já foram colhidas e os resultados demonstraram uma produtividade de apenas 8 sacas por hectare.
Como os produtores da região haviam fechado poucos negócios antecipados, a situação não deve impactar em contratos não honrados, mas vai resultar em perdas financeiras e dificuldades econômicas.
Inclusive para a safrinha de milho de 2022 o cenário também já é preocupante. Chapla destaca que, apesar de uma janela ideal para o plantio estar assegurada, as previsões climáticas apontam chuva abaixo da média também durante este período.
Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon/PR no vídeo.
1 comentário
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira
carlo meloni sao paulo - SP
Mas a foto nao deve ser de agora porque as vagens estao bem carregadas