Soja: Preços seguem altos em Chicago e no Brasil com a baixa disponibilidade de oferta na América do Sul
Podcast
Entrevista com Mário Mariano Moraes Júnior - Diretor Comercial Agrosoya/Novo Rumo Commodities
Os preços da soja fecharam o pregão desta sexta-feira (18) em alta e no patamar dos US$ 16,00 por bushel, depois de uma semana intensa e volátil, o que também marcou o andamento dos preços no cenário brasileiro.
Como explicou o diretor comercial da Novo Rumo Commodities e da Agrosoya, o mercado se apoiou na oferta restrita da América do Sul, o bom avanço entre os derivados de soja - ambos com a oferta global também apertada - e o comportamento da demanda, principalmente por parte da China, onde se discute mecanismos que possam mitigar os impactos dos altos preços da commodity.
Leia mais:
+ Soja: China segue deslocando demanda para EUA diante dos altos preços no mercado brasileiro
Aos poucos, a safra 2022/23 dos Estados Unidos também começa a entrar no radar dos traders, e não só definições sobre a área de plantio no país, mas também a questão climática, já que há 77% de possibilidade da atuação do La Niña no Corn Belt entre março e maio.
Além disso, Mariano ainda destacou uma alta importante dos prêmios brasileiros para a soja, que ajudou ainda mais a formação das cotações da oleaginosa no Brasil nos últimos dias. A dificuldade de colheita no Centro-Oeste do Brasil, por conta do excesso de chuvas, também gera preocupação.
"Quem embarcou soja nos portos do norte ou nos portos do sul está com o mesmo problema. A soja colhida lá pelos lados de Mato Grosso está criando um desfavorecimento da soja, que nesse momento não tem qualidade adequada ou na quantidade necessária para encher esses navios e mandar a soja embora. Mais uma razão, inclusive, para a alta dos prêmios", explica Mariano.
0 comentário
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira