Paraguai encerra a pior safra de soja da história com apenas 3 milhões de toneladas
Podcast
Paraguai encerra a pior safra de soja da história com apenas 3 milhões de toneladas
![]()
As lavouras de soja da safra 2021/22 passaram por uma seca muito severa entre os meses de dezembro de 2021 e janeiro de 2022 no Paraguai, o que resultou na pior safra de soja da história moderna do país, na visão da APS (Associação dos Produtores de Soja, Oleaginosas e Cereais do Paraguai).
Segundo o vice-presidente da APS, Karsten Friedrichsen, a expectativa inicial era de produção de 10 milhões de toneladas, mas agora, com a colheita praticamente encerrada, o volume não deve ultrapassar as 3 milhões de toneladas. Uma redução de 70% na produção diante de produtividades médias de 16 sacas por hectare e picos registrados de 26 sc/ha.
O plantio da segunda safra de milho a partir de janeiro também foi prejudicado por esta estiagem, que só foi ver chuvas abundantes e espalhadas por todas as regiões produtoras, depois de outubro de 21, em 11 de março de 22.
Mesmo assim, a área cultivada foi recorde com 1 milhão de hectares cultivados e condições gerais, até o momento, aceitáveis na avaliação da Associação, mesmo que algumas áreas do país tenham sofrido mais com a falta de chuvas.
Já a safrinha de soja teve redução de área plantada, com apenas 300 ou 400 mil hectares ao longo do Paraguai. A liderança enxerga esta como a grande esperança dos produtores em produzir sementes para a próxima temporada 2022/23 e conseguir cumprir alguns dos contratos que ficaram para trás.
O vice-presidente desta que muitos negócios já tinham sido fechados antecipadamente com a tonelada da soja cotada à US$ 420,00, mas não houve como cumprir esses contratos e os produtores ficaram com dívidas nos bancos, empresas de insumos e traders.
Essa situação também já prejudica o planejamento para o próximo ciclo da soja 22/23 com a impossibilidade de adquirir insumos, ainda mais diante das enormes altas de preços. Friedrichsen acredita que a opção será por poupar recursos e administrar o uso de fertilizantes para plantar a soja em condições mínimas de produtividade.
Confira a íntegra da entrevista com o vice-presidente da APS no vídeo.
1 comentário
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira
Ivo Bortolassi Foz do yguacu - PR
Diz o USDA que será 6,5 mt. Menos 3,5 mt no relatório de oferta e demanda.
So' no Paraguay o mercado perdeu 7 milhões de toneladas----Todo mundo esta' cansado de saber que vai faltar uma boa fatia,, então não venda abaixo de 200
América do Sul em torno de 40 milhões de Ton. a menos, sem dúvidas...