HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Ferrugem chegou mais cedo no Paraná e já acende alerta para soja 23/24

Publicado em 30/11/2023 14:29
Edivan José Possamai - Gestor Estadual do Projeto Grãos da IDR-PR
IDR-PR já identificou 75 coletores com esporos da doença e tendência é de mais casos daqui para frente; região Oeste é a mais afetada
Podcast

Ferrugem chegou mais cedo no Paraná e já acende alerta para soja 23/24

Logotipo Notícias Agrícolas

Após um inverno menos rigoroso, sem o registro de geadas intensas, e um período bastante chuvoso entre os meses de setembro, outubro e novembro, o estado do Paraná presenciou a chegada mais cedo da Ferrugem Asiática na safra de soja 2023/24.

O Gestor Estadual do Programa de Grãos do IDR-Paraná, Edivan José Possamai, aponta que, dos 180 coletores de esporos espalhados no estado, 75 já identificaram a presença da doença, com destaque para a região Oeste, seguida pela Central e pela Norte.

Possamai ainda ressalta que a pressão da doença deve se intensificar daqui para frente, conforme mais lavouras forem avançando em seu desenvolvimento e caso as chuvas permaneçam caindo no estado, conforme constuma acontecer em anos em La Niña.

A recomendação do órgão estadual é para que os produtores acompanhem o serviço de monitoramento de esporos para saber se há risco eminente em sua região e realizem aplicações preventivas de fungicidas, optando sempre por produtos que tenham eficácia garantida.

Confira a íntegra da entrevista com o Gestor Estadual do Programa de Grãos do IDR-Paraná no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário