IAC 130 anos: Cana forrageira é alternativa de alimentação animal no período seco e pode elevar em até 10% o ganho de peso
Continuando a série especial dos 130 anos do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), o Notícias Agrícolas destaca hoje a cana forrageira, que é resultado de pesquisas que ocorrem desde a metade do século passado.
Gabriela Aferri, pesquisadora da APTA/IAC, conta que a cana forrageira é uma demanda do setor produtivo porque, na época de pouca produção de pastagem, é preciso continuar alimentando os animais - e isso é possível com a cana-de-açúcar.
Ao longo do tempo, o conhecimento da nutrição animal também foi mudando. Por isso, o IAC consegue atender o setor de produção animal com o desenvolvimento de variedades para a alimentação.
Diferentemente da cana tradicional, a forrageira fica sempre em pé, sendo utilizada para a alimentação em boa parte do ano. Há uma facilidade na retirada das folhas e também na digestão das fibras pelos animais, concedendo 10% de melhora no peso do animal.
Entretanto, a cana forrageira precisa ser combinada com outros elementos que forneçam as proteínas necessárias, já que ela possui apenas o diferencial energético. Uma das alternativas é oferecê-la ao animal juntamente com sal proteinado.
A produtividade dessa cana, que pode ficar em pé no campo de junho até novembro sem precisar de nenhum trato diferente, é de mais de 100 toneladas por hectare. Pode ser utilizada na pecuária de corte, de leite, de ovinos, caprinos, búfalos e outros animais, além de também poder ser utilizada para a produção de melaço ou cachaça.
Sua vida útil dura por vários anos e ela consegue brotar mesmo com uma pouca quantidade de água, dependendo de um cuidado dedicado, uma boa adubação e manejo.
O material já está disponível no mercado. Para mais informações, você pode entrar em contato diretamente com o APTA/IAC no telefone: (14) 3621-3439
0 comentário
Açúcar sobe mais de 2% nesta 6ªfeira (19) mas encerra semana com baixas em NY e Londres
Mercado do açúcar sobe mais de 1% nesta sexta-feira (19)
Cotações do açúcar ampliam queda com sinalização de novas exportações pela Índia
Mercado do açúcar mantém pressão negativa nos preços internacionais nesta quinta (18)
Com pressão do câmbio, açúcar fecha em queda e recua pela terceira sessão seguida
Açúcar recua e safra no Centro-Sul caminha para o fim com foco no etanol