Já em teste de campo, pesquisa identifica genes ‘donos’ do açúcar e pode dar resposta rápida na melhoria e seleção de variedades
Podcast
Entrevista com Anete Pereira de Souza - Professora da IB/Unicamp sobre o Gene identificado pode render mais açúcar/etanol
Download
Uma pesquisa realizada pelo o Instituto Biológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) identificou os genes responsáveis pela a produção de açúcar da cana, e que futuramente, pode trazer mais produtividade e resistência da planta as doenças. No entanto, muitos laboratórios ainda estão tentando realizar o sequenciamento genômico da cultura.
De acordo com a professora da IB/Unicamp, Anete Pereira de Souza, o foco da pesquisa é obter os genes responsáveis pela a produção de açúcar, resistência da plantas a doenças e tolerância a climas adversos. “Até então, estava sendo muito difícil visto que o genoma é muito grande e complicado. Na literatura se fala que é a espécie que tem o genoma mais difícil de seqüenciar”, comenta.
Por conta da dificuldade em seqüenciar o genoma, o grupo de pesquisa utilizou uma estratégia alternativa que comparou a cana-de-açúcar com o sorgo. Através dessas comparações foi encontrado mais de 50 genes associados ao aumento da produção de açúcar.
Ainda segundo a professora, o próximo passo da pesquisa é desenvolver um marcador molecular para fazer comparações com as variedades de cana-de-açúcar co IAC (Instituo Agronômico de Campinas) e da Ridesa (Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético). “Nós vamos comparar essas marcas que vamos desenvolver para esses genes, que já estão sendo desenvolvidas, para encontrar as plantas que produzem mais açúcar”, ressalta.
Após a conclusão dessa etapa no projeto, o estudo será encaminhado para o IAC e ao Ridesa para incluir no programa de melhoramento genético. Além disso, a descobertas dos genes pode melhorar a produção de etanol por hectare de cana plantado.
O cultivo de cana-de-açúcar com esses genomas presentes vai beneficiar tanto a produção de açúcar como o de álcool também. “Tem uma parte do meu grupo que trabalha na obtenção de enzimas que possam quebrar e digerir a celulose da cana”, destaca.
0 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY