Atento ao clima no Brasil e na safra indiana, mercado do açúcar sobe mais de 2%
Atento ao clima no Brasil e na safra indiana, mercado do açúcar sobe mais de 2%
![]()
Os preços do açúcar contabilizaram altas entre os principais contratos futuros de Nova Ioque e Londres nesta segunda-feira (10), com avanços que chegaram a até 2,95% na bolsa norte-americana. Com isso, as cotações apresentam uma recuperação, após as quedas da semana anterior.
Conforme o que explicou João Baggio, diretor presidente da G7 Agro Consultoria, um volume recorde de vendas do contrato março/25 trouxe uma impressão de grande oferta para o mercado, o que culminou com a redução recentes nas cotações do açúcar.
Entretanto, segundo Baggio, agora os analistas percebem que a oferta não é tão expressiva como imaginado. Assim, os preços apresentam uma recuperação, tendo em vista que as vendas excessivas foram uma situação esporádica e não deve haver uma super oferta global.
Baggio aponta que a produção da Índia, no último relatório divulgado, apresentou uma queda de 14% na comparação com os dados anteriores. De maneira semelhante, a Tailândia também tem revisado para baixo sua produção, que, para o diretor da G7 Agro Consultoria, não deve chegar a 10 milhões de toneladas. Somada essa condição ao período de entressafra no Brasil, os preços se recuperam e devem ficar mais estáveis nos níveis atuais.
CLIMA BRASIL
A atenção neste momento, de acordo com Baggio, se volta para o contrato de maio, que será influenciado pela safra brasileira e as condições climáticas no país. Como ele destaca, nas últimas três semanas, o veranico com altas temperaturas e dias sem chuva afetou o desenvolvimento da cana-de-açúcar.
A expectativa neste momento é que chova e esses danos possam ser amenizados, segundo o diretor. Outro detalhe citado por Baggio é um atraso da safra brasileira, que começaria neste mês de março em março, mas deve iniciar apenas em meados de abril.
Além disso, a colheita inicial deve ser destinada na maior parte para o etanol por conta do ATR mais baixo. Então, esse cenário deve afetar o preço, porém somente será possível mensurar mais à frente o tamanho das perdas no Brasil por conta do recente período de calor e falta de chuvas.
0 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY