Mercado de açúcar: À ESPERA DE UMA RUPTURA. ELA VIRÁ? (Archer Consulting)

Publicado em 27/04/2019 07:42

O mercado futuro de açúcar em NY completou sua 42ª sessão preso no intervalo de 12 a 13 centavos de dólar por libra-peso. O dólar mais forte em relação ao real tem incentivado as usinas a fixarem seus açúcares de exportação bem além da curva de preços que representa a atual safra do Centro-Sul (de maio/2019 até março/2020). E, como vimos recentemente, algumas usinas também rolaram um bom volume originalmente destinado a fixação contra o vencimento maio/2019 para o contrato seguinte (julho/2019) pagando uma rolagem com custo próximo aos 5% ao ano (muito baixo) e ganhando mais tempo para fixar o açúcar.

Na semana que passou, o açúcar em NY caiu 48 pontos, ou mais de 10 dólares por tonelada, um desempenho fraquíssimo para quem aposta na recuperação do mercado. O etanol, depois de subir 15% na segunda semana de abril e mais 5% na semana seguinte, nessa última despencou em função da enorme pressão de venda e muitas usinas querendo aproveitar os elevados preços que chegaram a bater 200-250 pontos acima de NY equivalente.

O que surpreende os traders é o enfraquecimento do spread maio/julho em NY que vai completamente contra o que se espera de um mercado que deve ter uma disponibilidade mais curta de açúcar do Brasil e, no etanol, mostra um crescente e vigoroso consumo para este ano. Além disso, petróleo está em alta (apesar dos tweeters do Trump) o que faz com que a gasolina no Brasil também tenha espaço para subir.

Segundo alguns traders do mercado físico, o enfraquecimento do spread pode estar simplesmente refletindo a desistência de algum grande recebedor de açúcar por ocasião do vencimento do contrato de maio que ocorre na semana que vem. Ora, mas se o mercado está curto por que o recebedor desistiria de receber o açúcar? O açúcar seria de outra origem e dificultaria a logística do recebedor (que imaginara receber açúcar do Brasil). Com essa tese, o recebedor se desfaz de sua posição comprada no maio revendendo-a no mercado e recomprando o julho, esse movimento faz com que o spread se alargue.

Os fundos continuam vendidos, agora com pouco mais de 58,000 contratos. Sem nenhuma surpresa. O açúcar cristal no mercado interno também se mantem nos níveis de R$ 68-70 por saca. Se quisermos ver NY quebrar os 13 centavos de dólar por libra-peso, o açúcar no mercado interno terá que subir antes e o prêmio de exportação também. O mercado está à espera de alguma ruptura.

A 32ª edição do Curso Intensivo de Futuros, Opções e Derivativos - Commodities Agrícolas vai ocorrer nos dias 27 (terça), 28 (quarta) e 29 (quinta) de agosto de 2019, em São Paulo - SP no Hotel Wall Street, na região da Paulista. Não deixe para a última hora. Mais de 1.000 profissionais já fizeram o que consideram o melhor curso de derivativos agrícolas do Brasil.

Bom final de semana

Arnaldo Luiz Corrêa

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Archer Consulting

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário