Relatório dos comitentes mostra que ninguém acredita na alta, por Rodrigo Costa

Publicado em 29/10/2018 08:32

O crescimento do PIB americano no terceiro trimestre do ano em 3.5% anualizado, melhor do que se esperava, não impediu que o S&P500 e o Nasdaq cedessem quase 4% na semana, pressionados pelos resultados e prognósticos menos encorajadores de pesos-pesados como Amazon e Google.

O reposicionamento de estratégias de investimentos após retornos excelentes nos nove meses foi misturado na semana por envios de pacotes potencialmente com explosivos para o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama, à ex-senadora Hillary Clinton e aos estúdios da CNN – causando um nervosismos nos mercados.

O índice do CRB devolveu os ganhos todos de outubro com quedas acentuadas da gasolina, do níquel e do suco de laranja.

Os mercados de café também cederam em uma semana de grande oscilação de preços para os dois terminais, tendo os fundos continuado a liquidar parte de suas apostas de baixa.

As cotações do arábica em Nova Iorque em centavos de pesos-colombianos por libra-peso atingiram o mais alto patamar desde novembro de 2017, uma grande noticia para os produtores da Colômbia que apressam sua colheita para aproveitar a oportunidade

Convertendo o arábica da ICE em Lempiras (moeda de Honduras) ou em Sol (do Perú) também faz dos gráficos positivos, mas no caso do primeiro o efeito é quase todo relativo aos ganhos do “C”.

Já a expectativa de uma vitória inquestionável de Jair Bolsonaro na eleição de hoje (domingo) e um otimismo dos analistas sobre indicações de nomes para compor sua equipe de profissionais/técnicos qualificados, fez o Real buscar níveis do fim de maio último, mantendo os preços em reais basicamente de lado.

Os fundos mantiveram a estratégia de cobrir parte de suas vendas, estando agora com menos da metade dos 113 mil lotes vendidos que tinham em 18 de setembro e os mesmos especuladores pouco se animaram em apostar em uma alta, ainda que indicadores técnicos estejam favorecendo uma continuação da alta do terminal.

Aqueles envolvidos diretamente com o café, classificados como “comerciais” no relatório dos comitentes, aproveitam para fixar seus contratos ou desfazer posições de alta.

Analisando o comportamento destes dois grandes “players” a conclusão é de que pouco se acredita em novas altas sustentáveis, com a justificativa dos baixistas do mesmo superávit que tem se falado há quase dois anos.

Estoques certificados crescentes são outros fatores negativos, mas a volatilidade alta e uma repentina onda de otimismo pós-eleições brasileiras pode torcer o braço (judiado) dos traders que apanharam com a queda de Nova Iorque abaixo de 110 centavos e agora dormem preocupados com um potencial exagero de uma alta acima de US$ 130 centavos por libra.

Olhando para os diferenciais os altistas diriam que o arábica está vulnerável para cima, e como o fluxo dos suaves deve pesar apenas a partir do fim de outubro, uma continua cobertura dos fundos pode ter sobrevida para uma apreciação do terminal por alguma semanas a mais.

O fechamento acima da média de 200 dias está sendo crucial para deixar os altistas em controle, enquanto uma queda abaixo de US$ 119.00 centavos por libra (que não venha seguida de uma recuperação) pode levar os preços para próximo dos 110 centavos, onde devemos encontrar torradores animados em fixar novamente.

Uma ótima semana e bons negócios a todos.

Rodrigo Costa*

*Rodrigo Corrêa da Costa escreve este relatório sobre café semanalmente como colaborador da Archer Consulting

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Archer Consulting

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário